O investimento será de R$ 3,4 milhões, dos quais R$ 1,3 milhão financiados pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Serão financiados projetos com duração de até 24 meses, provenientes de instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, associações e sociedade técnico-científicas, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, com CNPJ do Paraná.
A chamada abrange as seguintes linhas temáticas: modelos de organização da atenção especializada e de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, articulados com o processo de regionalização; modelos de instrumentos de governança clínica, com ênfase nas linhas de cuidado prioritárias para as redes de atenção; necessidades de alocação, capacitação e fixação dos médicos e demais profissionais de saúde estratégicos; estudos de linha de base e formulação de indicadores e modelos de avaliação da estruturação, desempenho e resultados das redes de atenção à saúde; avaliação de resultados e impacto das ações assistenciais consideradas estratégicas sobre a mortalidade infantil; sistema de apuração e gestão de custos nos serviços e nas redes de atenção à saúde.
Neste programa, a Fundação Araucária atua em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Os recursos financeiros da Fundação Araucária têm origem no Fundo Paraná, que destina 2% da receita tributária do Estado ao desenvolvimento científico e tecnológico. Deste percentual, até 30% são destinados à Fundação. A instituição é um órgão de fomento à produção científica e tecnológica e apoio à verticalização do ensino superior e formação de pesquisadores.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas nos sites das instituições. (www.saude.gov.br/sisct; projetos2@fundacaoaraucaria.org.br; e www.fundacaoaraucaria.org.br/chamadas/chamadas-abertas.htm.
Da AE Notícias
GERAL
Inscrições ao programa de pesquisa para o SUS encerram no próximo dia 30
As inscrições para a chamada pública “Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS”, terminam no próximo dia 30. O objetivo é financiar projetos voltados ao desenvolvimento de pesquisas que contribuam para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira, além do fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Nota Toledo faz mais um sorteio e orienta empresas sobre como solicitar prêmios
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



