Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

CULTURA

Circuito Sesc de Artes é realizado no Jardim Coopagro

O Circuito Sesc de Artes é um projeto voltado à circulação de espetáculos musicais e de artes cênicas que tem como característica ser uma ação de desenvolvimento e transformação as comunidades, a partir de objetivos voltados a formação dos espectadores, dos artistas e dos produtores culturais do estado. Nesta quarta-feira (18), às 20h, apresenta-se no Centro da Juventude do Jardim Coopagro, Alejandro Di Núbilas e Fábio Cardoso. Os convites – são limitados - podem ser retirados com antecedência Sesc, Centro da Juventude do Jardim Coopagro e Casa da Cultura.

17/07/2012 - 12:25


O evento tem ainda como proposta difundir a produção local e formar consumidores para cultura, o Circuito disponibiliza informações ao grande público a respeito da produção artística dos espetáculos produzidos no Paraná.

Alejandro Di Núbila e Fábio Cardoso
Alejandro Di Núbila bandoneonista argentino que mora há 20 anos no Brasil, juntamente com o músico brasileiro Fábio Cardoso, apresentam o concerto Encontros: Piazzolla e Villa-Lobos. Serão apresentadas obras dos dois compositores com a proposta de criar uma ponte entre as culturas brasileira e argentina. De acordo com Alejandro “são diferenças que se complementam”. Para o Duo há uma série de ligações entre o argentino Astor Piazzolla (1921–1992) e o brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887–1959). Os dois compositores tinham grande admiração por Bach e Stravinsky, o que se reflete em suas obras. “Outra característica é que os dois, que foram contemporâneos por um período de aproximadamente 40 anos, podem ser considerados compositores nacionalistas. Eles beberam nas fontes da música popular de seus países, e ambos os compositores tiveram forte influência da corrente nacionalista que estava acontecendo no mundo todo. Basicamente os compositores utilizavam elementos do folclore, da música popular de seus países, e davam uma nova roupagem, misturando com a música erudita”. Da obra de Villa-Lobos, serão tocadas músicas com elementos de tango, “o que seria um toque de Piazzolla dentro de Villa-Lobos”. E os tangos de Piazzolla, serão interpretados pelo Duo com alguns sotaques da música brasileira. Alejandro Di Núbila é o responsável pelos arranjos e transcrições das obras originalmente compostas para outras formações. 

Da Assessoria

550x250px
Casa de noticias 550x250p