A gripe H1N1, ou influenza A, explica a professora, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Os sintomas são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes, no entanto, requerem cuidados especiais. Os principais sintomas são: febre alta, acima de 38 e 39 graus, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
Prevenção
Alguns dos exemplos de cuidados para a prevenção e controle de doenças de transmissão respiratória são: lavar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável; proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar; orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados) e ainda é importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.
Da Assessoria
GERAL
Unioeste faz campanha de prevenção à H1N1
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está lançando nos cinco Campi da Instituição e no Hospital Universitário a Campanha de Prevenção a Gripe H1N1. De acordo com a professora do curso de Farmácia do Campus de Cascavel, Sheila Karina Lüders Meza, o objetivo da campanha é prevenir contra a gripe H1N1 orientando os acadêmicos, docentes e técnicos administrativos quanto aos meios de transmissão e as formas de se evitar a contaminação pelo vírus. Ela salienta que as pessoas que queiram orientações quanto à doença podem procurar a Farmácia Escola no Campus de Cascavel das 8h às 20h.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
Últimas notícias
- 1Toledo recebe exposição de artista internacional
- 2Toledo recebe exposição de artista internacional
- 3Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 4Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova
- 5Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados