A gripe H1N1, ou influenza A, explica a professora, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Os sintomas são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes, no entanto, requerem cuidados especiais. Os principais sintomas são: febre alta, acima de 38 e 39 graus, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
Prevenção
Alguns dos exemplos de cuidados para a prevenção e controle de doenças de transmissão respiratória são: lavar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável; proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar; orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados) e ainda é importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.
Da Assessoria
GERAL
Unioeste faz campanha de prevenção à H1N1
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está lançando nos cinco Campi da Instituição e no Hospital Universitário a Campanha de Prevenção a Gripe H1N1. De acordo com a professora do curso de Farmácia do Campus de Cascavel, Sheila Karina Lüders Meza, o objetivo da campanha é prevenir contra a gripe H1N1 orientando os acadêmicos, docentes e técnicos administrativos quanto aos meios de transmissão e as formas de se evitar a contaminação pelo vírus. Ela salienta que as pessoas que queiram orientações quanto à doença podem procurar a Farmácia Escola no Campus de Cascavel das 8h às 20h.
Mais lidas
- 1Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 2Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 3Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 4Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 5Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)



