Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

‘Economia Criativa’ é tema de seminário em Toledo

O município de Toledo foi uma das dez cidades do Paraná selecionadas pela Secretaria da Cultura do Estado para oferecer o ciclo de palestras e oficinas sobre a Economia Criativa. As atividades são voltadas aos gestores públicos e de organizações das áreas da cultura, turismo, desenvolvimento e educação. A palestra e oficinas, totalmente gratuitas, vão acontecer no dia 3 de agosto, no auditório da prefeitura de Toledo. A ação é uma promoção da Secretaria da Cultura do Estado e do município, em parceria com a Secretaria do Turismo e SESI Paraná. As vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever na Casa da Cultura de Toledo.

18/07/2012 - 14:35


Os principais objetivos desta temática é promover o entendimento do que significam economia criativa e cidades criativas, capacitando os gestores e preparando-os para um diálogo com as organizações públicas e privadas. Com isso, refletir como estas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico de cada cidade.
Para a secretária da Cultura de Toledo, Rosangela Reche, o propósito do seminário é motivar o desenvolvimento de uma política local articulada, tendo a visão de que a cultura local é propulsora do desenvolvimento econômico e social. “A ideia é aproveitar o potencial econômico da cidade, de forma que estará envolvendo mais gestores, conciliando-os com alguns setores, como o turismo, cultura, social e economia. É aproveitar o que a cidade oferece”, explica a secretária. “A atividade irá despertar a visão econômica do potencial turístico, econômico, cultural do município. Potencial que existe que se realiza na cidade. Desta forma, movimentando estes setores”, acrescenta Rosangela.
Com a participação do município, em diversas reuniões em Curitiba, Toledo prontificou-se, através da Secretaria da Cultura, a sediar um dos módulos do evento. A partir disso, segundo a Rosangela, Toledo foi selecionada juntamente com Araucária, Castro, Cianorte, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Paranaguá e Paranavaí.
O programa de Economia Criativa é voltado para gestores culturais, profissionais do turismo e da educação, empresários e artistas em geral. A proposta é fomentar a compreensão da economia criativa sob a visão do empreendedorismo, ao contrário do assistencialismo. As oficinas serão ministradas pela economista Ana Carla Fonseca Reis, uma das maiores estudiosas do assunto no Brasil.
Para ela, o Paraná, por seu perfil econômico, sua diversidade social e sua atuação cultural, é um estado promissor para uma economia criativa voltada ao desenvolvimento. “Criar um ambiente favorável à concretização do potencial criativo de nossas empresas e talentos, revelando oportunidades de negócios ainda pouco exploradas, requer conscientização de agentes públicos e privados e o desenho de uma estratégia amplamente articulada”, ressalta a Ana. “Desta forma, gerar ideias entre os projetos voltados à cultura e suas interfaces: desenvolvimento, turismo, educação, tecnologia, dentre outras”, finaliza.

Economia Criativa - Ana Carla Fonseca Reis é administradora pública pela FGV/SP e economista pela USP, onde recebeu o título de Mestre em Administração e cursa atualmente doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Ana Carla é diretora voluntária de Economia da Cultura do Instituto Pensarte, articulista do boletim eletrônico “Cultura e Mercado”, Consultora Especial da ONU em Economia Criativa (UNCTAD e SSC-SU/PNUD), coordenadora do curso de Gestão de Produtos e Políticas Culturais da Faculdade São Luís, professora da Fundação Getúlio Vargas/SP, da Universidade Candido Mendes/RJ e da Unisinos/RS, membro do painel curador da conferência Creative Clusters do Reino Unido e curadora de diversos seminários internacionais no Brasil.

Da Assessoria - Toledo

550x250px
2web banner 550x250px