Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

AMBIENTE

Audiência Pública vai discutir Plano de Arborização de Toledo

Nesta quinta-feira (19) acontece, no auditório da prefeitura de Toledo, uma audiência pública para apresentação do Plano de Diretor de Arborização Urbana de Toledo. A audiência será às 19h e aberta a todos os interessados no tema.

18/07/2012 - 14:39


“Será uma oportunidade para discutir o corte de árvores, espécies de mudas a serem plantadas na área urbana, alinhamento da arborização, multas referentes a práticas proibidas, manejo vegetal do passeio público, custos dos serviços de manutenção da arborização urbana entre outras questões referentes ao tema, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Delmar Marino Hoffmann, convidando as entidades a participar.
Segundo o secretário, este é o momento da população discutir e apresentar sugestões sobre a arborização da cidade, dando a sua opinião e fazendo valer os seus direitos como cidadão de Toledo. A audiência é aberta a todos os interessados e foram encaminhados convites para os representantes das principais entidades de Toledo ligadas ao meio ambiente.
O Plano Diretor de Arborização Urbana e o Projeto de Lei que institui o Plano Municipal de Arborização do Município de Toledo estão disponíveis na página oficial do município de Toledo – www.toledo.pr.gov.br para consultas. A audiência pública é uma exigência legal antes do encaminhamento do projeto à Câmara de Vereadores, onde deverão ser feitas a critério do Legislativo novas discussões e debates antes da transformação em lei. A partir disso, a Secretaria de Meio Ambiente deverá nortear as suas ações em relação a arborização urbana, segundo determinações previstas na lei.
Conforme o analista de meio ambiente, o engenheiro florestal Paulo Jorge Silva de Oliveira, da Secretaria do Meio Ambiente, a implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana representa um avanço muito grande para o município. Segundo ele, estas discussões estão sendo feitas na secretaria do Meio Ambiente e outros órgãos ambientais há algum tempo.
Há seis meses foi assinado um termo com a Promotoria do Meio Ambiente, visando a elaboração do Plano. A mesma determinação foi encaminhada a outros municípios da região, visando regulamentar esta questão. A partir disso, o município de Toledo contratou uma empresa que fez um estudo sobre a arborização urbana de Toledo e elaborou um diagnóstico, que servirá de base para a elaboração do plano e que será apresentado na audiência pública.
O diagnóstico aponta a necessidade da retirada de algumas árvores existentes e o plantio de outras mais adequadas à área urbana. Mostra ainda que o número de espécies de falsa murta existentes na cidade é menor do que o inicialmente estimado, o que permite uma intervenção mais imediata. A espécie esta condenada e deve ser retirada da arborização urbana em função dos riscos à fruticultura. O Plano prevê a arborização da cidade por um período de 20 a 30 anos e recomenda também a existência de uma equipe – própria ou terceirizada – para a poda e condução das novas espécies e árvores existentes, entre outras questões.
O estudo, feito pela empresa Ambiental Costa Oeste, de São Miguel do Iguaçu, que será apresentado durante a audiência pública, foi previamente encaminhado para o Instituto Ambiental do Paraná e para a Promotoria do Meio Ambiente, que terão possibilidade de se manifestar durante a audiência pública. No Oeste, Toledo é um dos primeiros municípios a fazer este levantamento, que deverá ser seguido gradativamente por outros municípios, que igualmente receberam a recomendação do Ministério Público para que façam um planejamento da arborização urbana de suas cidades. Em todo o estado, processo semelhante está sendo feito.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %28550 x 250 mm%29
2web banner 550x250px