Para conduzir a atividade, o Sebrae/PR convidou a executiva Amalia Sina, ex-Philip Morris, Walita e Philips, que ministrou o Seminário Desvendando o Marketing. "Aprendi que muitas das respostas que eu precisava estavam na cabeça dos outros", enfatizou Amalia Sina, hoje dona do próprio negócio, a empresa Sina Cosméticos. O encontro, com duração de quatro horas, uniu teoria e prática.
"É impressionante o quanto a troca de experiências pode ajudar, mesmo entre profissionais de diferentes segmentos empresariais. Sempre há o que acrescentar e ajudar a crescer", disse Marcelo Fülber, diretor comercial da Tecinco Informática, empresa de software. "Muitas empresas ainda não acordaram para o marketing e o Seminário nos despertou para o entendimento de sua importância."
Segundo Amalia Sina, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer a Teoria dos 70%. "Essa é uma teoria minha, libertadora, e me faz sentir certo alívio ao mesmo tempo que me ajuda a arriscar mais. Sou 70%, não sou perfeita e, assim, posso aceitar não entregar 100% daquilo que eu gostaria. Mesmo assim, vou entregar o meu melhor e isso me torna 100%", frisou a palestrante.
Para ela, é preciso tomar cuidado, também, com as expectativas. "Quando acordo, tenho a sensação de estar atrasada, mesmo sendo muito cedo. Ao final do dia ainda sinto que faltaram horas para eu fazer tudo o que gostaria ou aquilo que esperam de mim. Cuide, pois a sensação de incompetência pode fazer você desistir de seguir adiante. Olhe um pouco a paisagem. Faça o seu melhor, não o melhor que os outros esperam que você faça."
A experiência de Amalia Sina, na avaliação da representante da área de marketing do Instituto São Paulo, Theives Andrade, foi primordial para a explanação do tema. "O Seminário foi muito proveitoso, porque mesclou o conceito e a visão do marketing com experiência. O marketing é muito humano, além dos livros. O formato superou minhas expectativas e deu uma injeção de ânimo em todos nós."
Alexandre Augusto Incerti, do setor de marketing da Bielle Club, acredita que o Seminário ajudou a reforçar muitos conceitos e ideias. "Com certeza vamos utilizar as ideias que surgiram das conversas com o grupo. Foi uma manhã muito produtiva", disse. Já a empresária da Viaggi Turismo, Silvana Mion, destacou outro ponto importante. "Estou mais segura para executar um trabalho de marketing que já tínhamos iniciado. Pra mim, esse encontro foi um up, um algo a mais", constatou.
Oportunidades
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Kellen Oliveira, o Seminário Desvendando o Marketing acontece em todas as regiões do Estado e faz parte da programação de ações do Sebrae Mais. "As soluções do Sebrae Mais atendem ao grande desafio das pequenas empresas já estabelecidas no mercado, de continuar crescendo. Não é fácil chegar a esse patamar, mas fazer a empresa progredir é um desafio ainda maior."
As ações do Sebrae Mais vêm para ajudar as empresas a implantar modelos avançados de gestão, bem como ampliar as redes de contatos e implantar estratégias, que estimulam a inovação e geram desenvolvimento. "O Seminário fez parte dessa programação e outras soluções estão disponíveis às empresas avançadas. São conteúdos novos, disponibilizados pelas soluções do Sebrae/PR para que as empresas possam sempre contar com as últimas informações do mercado", ressaltou.
As inscrições para a capacitação de Gestão Financeira, marcada para o início de setembro; para o Empretec, previsto para outubro; e para o Programa Sebrae Gestão da Qualidade (PSGQ), que acontecerá em fevereiro de 2013, todas soluções do Sebrae Mais, já estão abertas. "É importante que as empresas se antecipem, pois as vagas são limitadas. Para o PSGQ, por exemplo, temos 12 empresas já inscritas para ano que vem", alerta a consultora do Sebrae/PR.
Mais informações sobre o Sebrae Mais podem ser solicitadas pela Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800.
Da Assessoria
Empresários de pequenas empresas praticam marketing com Amalia Sina, em Cascavel
Cerca de 60 empresários e empreendedores de Cascavel, no oeste do Paraná, compartilharam ideias, trocaram experiências e ajudaram, uns aos outros, na elaboração de um plano de marketing para suas empresas. O exercício prático, realizado nesta quinta-feira, dia 19, no escritório do Sebrae/PR no município, é um dos conteúdos trabalhados pelo Sebrae Mais - Programa Sebrae para Empresas Avançadas.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica