O Centro de Convivência é uma novidade neste ano, segundo informou a coordenadora geral dos Jogos pelo Núcleo Regional de Educação, Jussara Müchen. Ao lado do secretário municipal de Esportes, Jean Zeni, e do chefe do Núcleo Regional de Educação, Léo Inácio Anschau, ela coordenou na sexta-feira, 20, na sala de reuniões do gabinete, de uma reunião com representantes da prefeitura para discutir os detalhes do evento que será realizado em Toledo.
“Será algo da magnitude dos Jogos Abertos do Paraná e queremos fazer mais uma vez em Toledo uma bonita festa do esporte”, destacou o secretário municipal de Esportes e Lazer. Para isso, adiantou ele, toda a estrutura do município será colocada à disposição, com diferentes setores do município envolvidos na organização do evento. Na reunião de sexta-feira, foram discutidos diversos detalhes com relação a alojamento, locais de competição, estrutura de segurança, transporte e divulgação do evento.
Ofertado nos anos anteriores somente pelo Comitê Olímpico Brasileiro, na etapa nacional, o Centro e Convivência será um espaço alternativo aos jovens, quando eles não tiverem participando de disputas. O local funcionará diariamente das 10h às 14h e das 16h às 21h, e contará com estrutura para demonstração de esportes alternativos, palco para apresentações de talentos locais, mini-biblioteca, bancada com computadores para acesso à internet, entre outras opções de esporte e lazer. Uma equipe do estado comandará as ações, que também terão acesso ao público em geral.
Paralelamente, os alunos que não participam das competições terão opções de lazer e educativas descentralizadas. Próximo das escolas, em diversos pontos da cidade, serão ofertadas atividades recreativas, com monitoramento dos professores, uma vez que a programação integra o calendário escolar e é considerada válida como dia letivo.
“Está será a primeira vez que Toledo sediará a fase final dos Jogos Escolares. Já tivemos etapas regionais e macrorregionais, mas nunca uma final”, esclarece Jussara. Ela destaca a estrutura esportiva do município e o interesse da administração local em ser parceira do evento, como fatores fundamentais para a escolha do município como sede. Ao todo, na fase final, serão 15 modalidades esportivas, envolvendo estudantes de ensino regular e especiais. Também pela primeira vez está sendo realizada no estado a competição dividida em duas categorias. Ela acredita que a iniciativa deverá render resultados mais positivos, com um número menor de estudantes, especialmente nesta época do ano, que é mais fria. Com as duas categorias juntas (A – de 12 a 14 anos – e B – de 15 a 17), o número de alunos participantes caiu pela metade em cada etapa. Nas edições anteriores eram cerca de 10 mil pessoas envolvidas, dificultando a organização do evento pelo município sede.
Toda a estrutura central será montada no Centro de Eventos Ismael Sperafico, que temporariamente também está sendo sede do Núcleo Regional de Educação. No local será montada a estrutura da Comissão Central Organizadora, Imprensa, Refeitório e Centro de Convivência. A premiação dos vencedores, em diferentes modalidades, também serão realizadas no local, em datas e horários a serem definidos ao longo das competições, conforme o andamento das atividades.
Da Assessoria - Toledo
EDUCAÇÃO
Reunião discute preparação de fase final dos Jogos Escolares
Cerca de cinco mil pessoas, entre atletas, dirigentes e técnicos, estarão em Toledo de 17 a 25 de agosto para participar da fase final dos Jogos Escolares do Paraná, categoria B (15 a 17 anos). As disputas serão realizadas nos ginásios de esportes locais e as delegações ficarão alojadas em 17 escolas municipais e outras 16 do estado. A competição contará com uma estrutura central e de refeições no Centro de Eventos Ismael Sperafico, além de um Centro de Convivência, para atendimento dos jovens participantes da competição e comunidade.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade