Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Celebração campal vai lembrar 66 anos da primeira missa em Toledo

Uma missa campal no próximo dia 28 de julho, sábado, às 16h, no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, vai marcar os 66 anos da primeira missa realizada em Toledo. A programação está sendo realizada pela Secretaria de Cultura e Museu Histórico Willy Barth, com o apoio da Paróquia São Cristóvão, da Vila Industrial. O padre Ademir Teixeira vai celebrar a missa relembrando a primeira realizada em Toledo, há 66 anos, pelo padre Antônio Patuy.

20/07/2012 - 13:24


Em 1946, Patuí, que atuava na região de Foz do Iguaçu, sede dos Padres Verbitas do Oeste do Paraná, atendendo uma área de cerca de 40 quilômetros, entre as cidades de Santa Helena, Guaíra e Cascavel, recebeu a determinação de dar atenção a um grupo de gaúchos arranchados às margens do rio Toledo, uns 40 quilômetros de Cascavel. Ao final de uma missa em Cascavel, ele conversou com dois fiéis que o aguardavam: Juvenildo Lorandi e Orlando Cambruzzi. Com eles combinou a vinda a Toledo, marcada para o dia 29 de julho e 1946. No dia seguinte foi realizada a primeira missa. Diante daqueles trabalhadores barbudos, mal vestidos, homens de fé e com tudo por fazer, ele resolveu ficar.
A primeira missa, depois de uma série de outras que se sucederam, foi fundamental para a permanência destas pessoas na região, auxiliando na colonização do município, numa época em que as coisas eram muito difíceis pela falta de estrutura. A celebração, que deverá reproduzir alguns destes momentos, através de símbolos e vestimentas dos participantes, visa justamente proclamar esta fé do povo.

Da Assessoria - Toledo

Casa de noticias 550x250p
2web banner 550x250px