Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

Roubos aumentam aproximadamente 41% em Toledo

No primeiro semestre deste ano, a equipe da 20ª Subdivisão Policial de Toledo registrou 120 roubos no Município. Isto representa um aumento de aproximadamente 41% em relação ao mesmo período no ano passado, quando totalizou 85 casos. Nos seis primeiros meses de 2012, os investigadores elucidaram 35 dos roubos casos ocorridos na cidade. No ano passado, a polícia solucionou 17 casos. Ainda no primeiro semestre de 2012, os policiais atenderam 701 ocorrências de furtos, deste número 60 casos foram elucidados. No ano passado foram 688 ocorrências. A polícia teve êxito em 61 registros.

21/07/2012 - 12:07


O delegado adjunto, Edgar Dias Santana, relata que a polícia registrou um aumento significativo no número de roubos. Em contrapartida, aumentou o número de casos solucionados. Santana explica que isso é fruto da equipe policial. “Temos um grupo com bons investigadores que não ficam de braços cruzados diante destas situações. A equipe - comandada pelo delegado Donizete Botelho - procura dar uma resposta eficaz para a população. Quando ocorrem estas ocorrências de furto e roubo os investigadores procuram comparecer de imediato ao local para efetuar - se possível - a prisão em flagrante dos elementos”.
Santana esclarece que o roubo é uma infração praticada com violência ou grave ameaça. Por sua vez, no furto o suspeito somente subtrai o objeto. “Os órgãos da segurança pública recomendam que o cidadão – que estiver diante de um roubo – não esboce nenhum tipo de reação, tento em vista que na maioria das vezes, os elementos estão mais nervosos do que as vítimas. A pessoa deve simplesmente entregar os bens, para se livrar de uma eventual situação mais grave e comunique assim que puder o fato as polícias civil ou militar e a guarda municipal”.
O delegado adjunto comenta que nos últimos dias aconteceram no Município vários roubos em residências de alto padrão. “As principais características são que os elementos subtraem os objetos semelhantes como: notebook, televisão, celular e o veículo da vítima, porém não tem o perfil de passar o veículo para o Paraguai”.
Santana esclarece que muitos roubos ou furtos em Toledo são praticados por adolescentes ou pessoas com antecedentes criminais. “Eles terminam sendo apreendidos e não conseguem se racionalizar neste período e terminam voltando para o mundo do crime. Também temos um histórico de antecedentes que são usuários de drogas. Os usuários quando não tem mais dinheiro para arcar com os seus vícios terminam caindo no mundo do furto e do roubo. Eles precisam ter dinheiro para pagarem o entorpecente e não ficarem dependentes do traficante”.
Orientações
Santana orienta que a população deve estar atenta ao horário e o trajeto que percorre para chegar até a residência. “O cidadão deve alternar os caminhos e observar se há nas redondezas algum suspeito. Se caso houver, a pessoa não deve entrar na residência e ligar para a polícia. Os investigadores devem se deslocar de imediato ou local”.
Para evitar furtos, o policial recomenta que as pessoas mantenham suas residências bem fechadas, com grades, cadeados ou cercas. “Muitos elementos aproveitam que não há ninguém na residência para ingressar num período de mais tranquilidade para poder subtrair os objetos. Se os vizinhos perceberem alguma movimentação estranha devem nos comunicar”.

550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29