Escrita em 1768, quando Mozart tinha apenas 12 anos, Bastien und Bastienne (título original de Bastião e Bastiana) foi a primeira ópera do compositor. Bem recebida pelo público, a peça impulsionou a carreira e os trabalhos seguintes do músico.
Esta é a primeira vez que Toledo recebe um espetáculo de ópera. Para a diretora do Departamento de Cultura do município, Catia Barbosa, poucas cidades têm a oportunidades de receber um espetáculo de uma companhia reconhecida nacionalmente. “É de fundamental importância para município receber apresentações como estas, pois mostram que Toledo pode receber e tem público”, destaca Catia. “Esta é uma oportunidade ímpar. A população tem que prestigiar, pois são espetáculos de alto nível e gratuitos”, comenta a diretora.
A expectativa da Secretaria da Cultura de Toledo é de que o Teatro Municipal esteja lotado nos dois dias de apresentação. “Estamos bem felizes em receber o grupo, que ainda não veio para Toledo. Esperamos um bom público nas duas apresentações”, aponta Catia. “Agradecemos ao governo do Estado, à administração municipal, ao SESI Paraná e a Copel pela pareceria”.
Toledo é a segunda cidade do Paraná que receberá o espetáculo que marca o início da turnê do Balé Teatro Guaíra. “Sempre fomos muito bem recebidos no município. Vamos fazer o máximo possível para agradar o público toledano”, comentou o diretor de produção do Balé Teatro Guaíra, Sidnei Gaspar. “Tivemos com a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), no ano passado, com casa lotada. Esperamos que isso se repita nos espetáculos de balé”, acrescenta Gaspar.
O diretor já adianta que o Guaíra 1, também do Balé Teatro Guaíra, virá com mais dois espetáculos para duas possíveis apresentações em outubro, com “A sagração da primavera”.
Bastião e Bastiana
A ópera conta as desventuras de dois jovens pastores de ovelhas apaixonados, que vivem em uma pequena aldeia. Preocupada em perder seu grande amor, ela procura os conselhos do mago Colas, um adivinho trapaceiro que vai tentar ajudar na reconciliação do casal. Bastiana perde seu amado, Bastião, para uma nobre dama. Ao conhecer uma grande cidade, Bastião fica encantado pelas casas que, comparadas às da aldeia, são verdadeiros castelos; assim como também com as meninas da cidade, que, em troca de sua simpatia, o enchem de mimos.
Bastiana, por sua vez, ao sentir-se só, abandonada e insegura por achar que perdeu seu Bastião, almeja reconquistar seu grande amor e recorre à ajuda do Mago Colas. A ópera, segundo o diretor, tem 50 minutos. “A obra é traduzida do alemão para o português, com livre acesso ao entendimento. É uma ópera caricata, dialogada com elementos cômicos”, explica Gaspar. “É uma obra numa linguagem acessível ao popular, com caráter erudito”, completa ele. A trama se desenvolve em torno dos conselhos dados tanto para Bastiana como para Bastião pelo poderoso feiticeiro, um sábio adivinho que também vive na aldeia.
Já “Blow Elliot Benjamin”, balé que será apresentando no domingo, 5, com coreografia e texto inédito da conceituada diretora teatral Cleide Piasecki, é o novo espetáculo do Guaíra 2 Cia de Dança, que tem como assistente Júlio Mota e cenários e figurinos de Gelson Amaral Gomes. No enredo, três histórias que interligadas compõem uma lenda urbana. O espetáculo retrata momentos e reviravoltas da vida de pessoas comuns com histórias incomuns e o aspecto transitório e fugaz da existência humana.
Além de Toledo, a adaptação de Mozart passa por Cascavel, Capanema, Francisco Beltrão, Pato Branco, União da Vitória, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Castro, Apucarana, Maringá, Paranavaí, Loanda, Umuarama e Campo Mourão.
Da Assessoria - Toledo
CULTURA
Toledo recebe espetáculos do Balé Teatro Guaíra
O Teatro Municipal de Toledo será palco de duas grandes apresentações em agosto, com a G2 Cia. de Dança, do Balé Teatro Guaíra, de Curitiba. No dia 4 será apresentando a ópera “Bastião e Bastiana”, uma adaptação de Wolfgang Amadeus Mozart, e no dia 5, a obra coreografada “Blow Elliot Benjamin”. Os dois espetáculos, com entrada franca, fazem parte da turnê que o grupo irá realizar em 15 cidades do Paraná. Os ingressos serão disponibilizados a partir desta quinta-feira, 26, na Casa da Cultura de Toledo.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade