No primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Segurança e Trânsito constatou que a avenida Parigot de Souza é a via que mais apresenta número de acidentes, totalizando 62. Seguida da avenida Maripá (32); rua São João (26); rua Senador Atílio Fontana (25); avenida Ministro Cirne Lima (23) e, por último, rua Dom Pedro II com 21 ocorrências.
A avenida Parigot de Souza – conforme diagnóstico da Secretaria – ainda é responsável pelo maior número de acidentes nos cruzamentos: com a rua São João, totalizou 12 ocorrências e com a rua Barão do Rio Branco foram 8 acidentes.
O secretário de segurança e trânsito, João Crespão, destaca que a maioria dos acidentes de trânsito acontece no período de 11h - 19h. “Geralmente são horários em que as pessoas se deslocam para suas residências, trabalho ou faculdade. A maioria está com pressa, fala ao celular, entre outras imprudências”.
A Secretaria registrou 119 acidentes de trânsito das 17h às 19h. O segundo período com o maior número de ocorrências é das 11h às 13h, totalizando 99 acidentes e, na sequência, das 13h às 15h, somando 98 acidentes. O secretário orienta que os condutores redobrem a atenção nestes horários. “São horários que além de ter um grande número de acidentes de trânsito fazem vítimas com dano a vida”. Crespão complementa que a Secretaria registrou 11 vítimas fatais, sendo três no local e oito posteriores ao acidente.
Ações
Buscando conscientizar os condutores, nesta terça-feira (24), a Secretaria de Segurança e Trânsito de Toledo - por meio da Coordenadoria de Educação e Trânsito – inicia uma série de atividades educativas até a Semana Nacional de Trânsito. Neste ano, a semana acontece de 17 a 25 de setembro com o tema: “Não exceda a velocidade, preserve a vida”.
O secretário de Segurança e Trânsito, João Crespão, relata que o objetivo das ações é fazer com que o trânsito de Toledo se torne ordenado e, desta forma, seja reduzido o índice de acidentes na cidade. “Se o condutor respeitar o limite de velocidade e usar o cinto de segurança, o número de vítimas com lesão a vida poderá ser diminuído, mesmo que ocorram os acidentes”.
Até esta sexta-feira (27), o tema abordado é o controle do excesso de velocidade. “Atualmente o Município possui três placas de velocímetros instaladas nas vias. Elas mostram em tempo real a velocidade que o veículo desenvolve naquele determinado momento. A Secretaria verificou que com a instalação destas placas o trânsito melhorou naqueles locais, mas ainda temos condutores excedendo os limites de velocidade previstos em outras vias da cidade”, afirma Crespão.
Durante a semana, Crespão disse que além destes equipamentos, a Secretaria vai utilizar os radares móveis e se algum condutor estiver transitando fora da velocidade permitida será notificado. “A notificação do condutor é uma consequência da sua atitude no trânsito. Se ele excedeu a velocidade, a notificação por velocidade é uma consquência da atitude dele. Isto também acontece se ele estiver falando no celular, fazer uma conversão proibida, entre outros”.
Programação
Na sequência segue o cronograma de temas da ação de educação para o trânsito em Toledo:
- 30 de julho a 04 de agosto – uso do celular no trânsito;
- 06 de agosto a 11 de agosto – uso do cinto de segurança;
- 13 de agosto a 18 de agosto – transporte de crianças com segurança (cadeirinhas);
- 20 de agosto a 25 de agosto – direção com atenção;
- 27 de agosto a 31 de agosto – transitando por rotatórias;
- 03 de setembro a 07 de setembro – trânsito de bicicletas;
- 10 de setembro a 14 de setembro – pedestre;
- 17 de setembro a 25 de setembro – Semana Nacional de Trânsito.
Quase 67% dos acidentes de trânsito em Toledo acontecem em cruzamentos, afirma Crespão
A falta de atenção há sinalização do local pode ser um dos motivos de que quase 66,92% dos acidentes de trânsito aconteceram em cruzamentos no Município de Toledo somente em junho. O mês ainda foi o que apresentou o maior índice de acidentes em relação aos anteriores. O segundo maior foi em março com 62% e o terceiro em janeiro, 60%. O secretário de segurança e trânsito, João Crespão, explica que outros motivos que podem ocasionar os acidentes são: o excesso de velocidade e a falta de atenção no trânsito.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade