Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Projeto piloto do EcoPonto deverá ser construído na Vila Industrial

Um projeto que promete criar locais para a população depositar volumes individuais de lixo, o EcoPonto, pode ter uma unidade instalada no bairro Industrial. Uma comitiva da câmara técnica do conselho de meio ambiente de Toledo visitou um terreno que a prefeitura municipal sugeriu para a instalação do empreendimento, na rua Santo Angelo. Uma reunião com a Associação de Moradores do bairro foi marcada para quinta-feira (26), às 19h30, na Galeria Esportiva e Cultural, próximo a rua Santos Dumont e ao Museu do Futebol. Na pauta, informações de como é o projeto, como será implantado no local, qual é importância de separação do lixo pela comunidade e educação ambiental.

24/07/2012 - 15:06


O EcoPonto será, na prática, uma Estação de Transbordo. A ideia do projeto é instalar no terreno uma rampa de acesso para carros, caminhonetes e pequenos caminhões. Em baixo é disposto um contêiner identificando o tipo de lixo que é para ser depositado. Volumes de resíduos como lixo eletrônicos (TVs e eletrodomésticos que não funcionam mais), móveis usados, colchões, entulhos de construção civil. Estes itens e outros semelhantes em pequenos volumes poderão ser descartados pela população nas estações em cada contêiner especifico. O grande objetivo é que o cidadão invés de jogar lixo em terrenos baldios ou nos meio-fio leve para o EcoPonto e ali mesmo já separe o lixo, facilitando para o processo de reciclagem. Quando o contêiner atingir uma determinado acúmulo de carga é levado para uma estação de reciclagem.
O terreno sugerido pela Prefeitura fica ao lado do local que será realizado a reunião com a comunidade, e segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente já era de propriedade do município. A estação será toda asfaltada, terá uma guarita e deverá ter espaço a para manobra de um caminhão. Para construção do EcoPonto será criada uma licitação.   

EcoPonto: Proposta insistente para solucionar problemas antigos
O projeto foi proposto pelo vereador Adriano Remonti, do PT. Ele enviou a primeira indicação ao Executivo sobre o tema, denominada 408 de 2009. No ano seguinte, desta vez acompanhado pelos colegas, Expedito Ferreira (PSDB), Leoclides Bisognin (PMDB), João Martins (PDT) e Eudes Dallagnol (PP), Reimonti novamente indicou o projeto para a prefeitura, com o nome de indicação 065/2010. E por fim, ano passado, mais uma vez o petista enviou a indicação 008/2011 propondo o projeto.      
A insistência do vereador parece que enfim será atendida pela prefeitura este ano. Mas problemas com lixo são antigos na cidade. Segundo o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Robert Hickson, ele já viu lagos de xurume e pessoas comendo sobre o lixo no aterro sanitário de Toledo. Questionado o que vai acontecer com os catadores de lixo reciclado de Toledo, caso as pessoas separem seu próprio, Hickson acredita que a função de catador deveria ser extinta e substituída por "selecionador". "Quando não mais existir pessoas pegando lixo nas ruas eu vou soltar fogos, por que essa condição é desumana", comenta, "essas pessoas que hoje estão nas ruas catando lixo deveriam ser treinadas e ficarem apenas com a triagem do material que será reciclado", conclui.

Divulgação será no boca-boca
Para conseguir o licenciamento ambiental do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) é necessário convocar a comunidade atingida para uma reunião mostrando como utilizar o EcoPonto, qual será a sua função e como funcionará o serviço. Por isso, a Câmara Técnica de Resíduos e a Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente fará a reunião com a Associações de Moradores com o objetivo de conversar com a comunidade do bairro e tirar dúvidas sobre o projeto.
Segundo o Presidente da Associação de Moradores da Vila Industrial, Otmar Pleo, a informação será passada para os diretores da associação que passará para outras lideranças do bairro.

Por Maurício de Olinda

Sem nome %28550 x 250 mm%29
550x250px