O EcoPonto será, na prática, uma Estação de Transbordo. A ideia do projeto é instalar no terreno uma rampa de acesso para carros, caminhonetes e pequenos caminhões. Em baixo é disposto um contêiner identificando o tipo de lixo que é para ser depositado. Volumes de resíduos como lixo eletrônicos (TVs e eletrodomésticos que não funcionam mais), móveis usados, colchões, entulhos de construção civil. Estes itens e outros semelhantes em pequenos volumes poderão ser descartados pela população nas estações em cada contêiner especifico. O grande objetivo é que o cidadão invés de jogar lixo em terrenos baldios ou nos meio-fio leve para o EcoPonto e ali mesmo já separe o lixo, facilitando para o processo de reciclagem. Quando o contêiner atingir uma determinado acúmulo de carga é levado para uma estação de reciclagem.
O terreno sugerido pela Prefeitura fica ao lado do local que será realizado a reunião com a comunidade, e segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente já era de propriedade do município. A estação será toda asfaltada, terá uma guarita e deverá ter espaço a para manobra de um caminhão. Para construção do EcoPonto será criada uma licitação.
EcoPonto: Proposta insistente para solucionar problemas antigos
O projeto foi proposto pelo vereador Adriano Remonti, do PT. Ele enviou a primeira indicação ao Executivo sobre o tema, denominada 408 de 2009. No ano seguinte, desta vez acompanhado pelos colegas, Expedito Ferreira (PSDB), Leoclides Bisognin (PMDB), João Martins (PDT) e Eudes Dallagnol (PP), Reimonti novamente indicou o projeto para a prefeitura, com o nome de indicação 065/2010. E por fim, ano passado, mais uma vez o petista enviou a indicação 008/2011 propondo o projeto.
A insistência do vereador parece que enfim será atendida pela prefeitura este ano. Mas problemas com lixo são antigos na cidade. Segundo o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Robert Hickson, ele já viu lagos de xurume e pessoas comendo sobre o lixo no aterro sanitário de Toledo. Questionado o que vai acontecer com os catadores de lixo reciclado de Toledo, caso as pessoas separem seu próprio, Hickson acredita que a função de catador deveria ser extinta e substituída por "selecionador". "Quando não mais existir pessoas pegando lixo nas ruas eu vou soltar fogos, por que essa condição é desumana", comenta, "essas pessoas que hoje estão nas ruas catando lixo deveriam ser treinadas e ficarem apenas com a triagem do material que será reciclado", conclui.
Divulgação será no boca-boca
Para conseguir o licenciamento ambiental do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) é necessário convocar a comunidade atingida para uma reunião mostrando como utilizar o EcoPonto, qual será a sua função e como funcionará o serviço. Por isso, a Câmara Técnica de Resíduos e a Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente fará a reunião com a Associações de Moradores com o objetivo de conversar com a comunidade do bairro e tirar dúvidas sobre o projeto.
Segundo o Presidente da Associação de Moradores da Vila Industrial, Otmar Pleo, a informação será passada para os diretores da associação que passará para outras lideranças do bairro.
Por Maurício de Olinda
GERAL
Projeto piloto do EcoPonto deverá ser construído na Vila Industrial
Um projeto que promete criar locais para a população depositar volumes individuais de lixo, o EcoPonto, pode ter uma unidade instalada no bairro Industrial. Uma comitiva da câmara técnica do conselho de meio ambiente de Toledo visitou um terreno que a prefeitura municipal sugeriu para a instalação do empreendimento, na rua Santo Angelo. Uma reunião com a Associação de Moradores do bairro foi marcada para quinta-feira (26), às 19h30, na Galeria Esportiva e Cultural, próximo a rua Santos Dumont e ao Museu do Futebol. Na pauta, informações de como é o projeto, como será implantado no local, qual é importância de separação do lixo pela comunidade e educação ambiental.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade