O resultado do trabalho foi publicado no livro “Atividades Lúdicas: refletindo sobre a aprendizagem matemática nos anos iniciais dos docentes” - escrito por quatro professores do campus de Foz do Iguaçu da Unioeste, Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Renata Camacho Bezerra, Graciela Siegloch e José Ricardo Souza.
“Esse é um resultado prático de grande importância para mudar o senso comum com relação à Matemática”, considera o secretário Alípio Leal. O livro foi publicado pela Editora CRV, com distribuição pela Ediouro. A obra está à disposição dos interessados, podendo ser adquirida pelo site www.editoracrv.com.br/ ou com os autores.
O livro trata de reflexões e sugestões de atividades desenvolvidas ao longo de 2 anos com acadêmicos do curso de Matemática e professores do município de Foz do Iguaçu. A concretização das ideias veio com a aprovação do projeto “A Estação Ciência Módulo de Matemática Vai à Escola” no programa Universidade Sem Fronteiras, da SETI, que permitiu o aporte financeiro necessário.
“Neste trabalho, priorizamos a construção de atividades com materiais de fácil manuseio que permitem a interação e o desenvolvimento da criatividade e que, em paralelo, associem uma conceitualização matemática eficiente”, explicam os professores.
Para facilitar o trabalho docente, os autores disponibilizaram CD-ROM com os modelos da maioria das atividades, que abordam conteúdos considerados significativos ou por estarem presente no cotidiano dos alunos ou por serem pertinentes para o desenvolvimento social e cognitivo de cada um. Estas propostas foram baseadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) de 1997, seguindo os quatro blocos norteadores: Números e Operações.
Da AE Notícias
EDUCAÇÃO
Estudos da Unioeste mostram alternativas ao ensino da matemática
O investimento da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em pesquisas patrocinadas pelo programa Universidade Sem Fronteiras gerou melhorias para o ensino da matemática. Para “desmistificar que a disciplina de matemática é a vilã do sistema de ensino”, um grupo de estudos, composto por professores e acadêmicos de Matemática do campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), desenvolveu uma série de alternativas para o ensino da matéria nas séries iniciais no primeiro e segundo ciclos (1ª a 4ª séries).
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade