Na mesma pesquisa aparece que, no Paraná são 1,1 milhão de motos em uma frota total de 5.599.456, que além das motos, contabiliza carros, ônibus, tratores e caminhões. Ou seja, cerca de 20% do total de veículos motorizados que circulam no estado são de duas rodas.
Outro dado que chama atenção é o crescimento da frota de motocicletas nos últimos cinco anos. O total de motos em 2007 representa aproximadamente 58% da frota contabilizada este ano. Enquanto que em junho daquele ano havia 8.300 motos, neste ano são 14.199 circulando nas ruas da cidade em situação legal no Detran. De janeiro até junho deste ano, 314 veículos deste tipo foram registrados em Toledo.
As motonetas em junho de 2007 totalizavam 3.528 unidades. Este ano, no mesmo mês, são 6.432 veículos do mesmo tipo. Um crescimento aproximadamente de 54% em cinco anos.
No ano passado, no mesmo mês, foram registrados 69.485 veículos na cidade. Um crescimento de próximo a 8% da frota total da cidade. Nas motos, junho de 2011 apresentou 13.349 motos. Número 6% inferior ao apresentado mês passado. Mesma variação de acréscimo no caso das motonetas, que somavam 6.066 no mesmo período de 2011.
Acidentes envolvendo os veículos de duas rodas
O número de motos da cidade, apesar de próximo, não atinge 20% da frota total de veículos da cidade. Porém, no número de acidentes ocorridos na cidade, as motos foram protagonistas em 28,9% dos casos, segundo a Secretaria Municipal de Segurança e Transito do município. No total, no período de janeiro a junho foram registrados até o mês passado 748 acidentes de trânsito na cidade. Em 216 das ocorrências motocicletas estavam envolvidas.
O primeiro semestre deste ano apresentou uma melhora em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011 foram 781 acidentes no município. Em 276 das vezes tiveram envolvimento de motos, 35,4% das ocorrências.
Perfil do motociclista
De acordo com os dados do Detran-PR, no estado 40% dos condutores habilitados possui licença categoria A - justamente a permissão para conduzir motocicletas. Ao todo são 1,8 motociclistas. As mulheres representam 20% do total da categoria. O motorista paranaense tem perfil bastante jovem, a maioria, 31,7%, tem entre 25 e 34 anos e 27,8% possui entre 18 e 24 anos.
Por Maurício de Olinda
Motos e motenetas representam aproximadamente 28% da frota de veículos de Toledo
Atualmente são 20.631 mil veículos de duas rodas transitando no Município. O número representa aproximadamente 28% da frota de Toledo, que em junho somou 75.153 mil carros, ônibus, motos, tratores e caminhões. Os índices do município são acima da tendência estadual na importância do veículo de duas rodas no trânsito. Os dados são do núcleo de estatísticas do Detran-PR e foram divulgados nesta quinta-feira (26), véspera do Dia Nacional do Motociclista.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade