Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Profissionais de atenção básica à saúde participam de treinamento

Mais de 400 profissionais de Atenção Primária à Saúde (APS), da Secretaria de Saúde de Toledo, vão participar nas próximas semanas da terceira etapa do curso voltado ao setor básico de saúde. Nesta fase, os profissionais de atenção básica irão trabalhar com oficinas voltadas à rede de atenção de urgência e emergência. As atividades iniciam no dia 2 de agosto e seguem até 4 de setembro.

29/07/2012 - 11:28


O treinamento de atenção em saúde será dividido em nove oficinas, com aproximadamente 45 participantes cada. Durante estes nove encontros, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Toledo estarão fechadas. O curso, que tem por objetivo aperfeiçoar o atendimento de atenção básica do serviço público, faz parte do Plano Diretor de APS no Sistema Único de Saúde (APSUS) do governo do Estado.
Conforme uma das tutoras, Valdenice dos Santos, da Secretaria da Saúde do município, o objetivo maior do treinamento, além de melhorar e instituir uma nova lógica para a organização da Atenção Primária, é refletir sobre o processo de trabalho que já existe. “É uma atenção especial a este setor. Nestas oficinas os profissionais param para refletir nas ações que já são desenvolvidas”, explica Valdenice. “Com isso, eles vão avaliar o processo de trabalho, como está sendo realizado, aperfeiçoando o atendimento do serviço público”, afirma ela.
Este processo de educação permanente, segundo Valdenice, acontece por meio de grupos formativos, que envolvem as Regionais de Saúde, Secretarias Municipais, e Universidades, na realização de Oficinas de Planificação da Atenção Primária. “Além do profissional, essa capacitação é importante, principalmente, para população, que terá uma melhoria na qualidade de acesso ao serviço de saúde”, comenta a tutora. Ela orienta aos cidadãos que necessitarem de atendimento nas UBS que estiverem fechadas, neste período, para que busquem a Unidade mais próxima para atendimento.
O treinamento aos profissionais de atenção básica à saúde é formando por seis módulos. Como a atividade é continuada, a primeira oficina aconteceu em 2011 e dará sequência até o próximo ano. A primeira ação foi sobre atenção primária no Estado do Paraná, a segunda etapa sobre a rede “Mãe Paranaense”. A terceira será sobre urgência e emergência e próxima etapa, sem data definida, será sobre o monitoramento e avaliação na saúde. Em todo o Paraná, mais de 30 mil colaboradores participarão de ações em suas respectivas cidades.

Confira os dias em que as Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas em função da participação dos profissionais nos cursos:

Datas - UBS
02 e 03/08 – Jardim Panorama
07 e 08/08 – Jardim Coopagro
09 e 10/08 – São Francisco
16 e 17/08 – Centro de Saúde
20 e 21/08 – Vila Industrial e Jardim Concórdia
23 e 24/08 – Jardim Maracanã e Santa Clara IV
23 e 24/08 – Unidades do interior
29 e 30/08 – Jardim Europa
03 e 04/09 – Jardim Porto Alegre

Da Assessoria

Sem nome %28550 x 250 px%29
550x250px