Conforme Silvana, somente os usuários de entorpecentes contavam com um trabalho de recuperação e apoio. Para a psicóloga, as mães, esposas e pessoas que convivem com os envolvidos com drogas carregam consigo a dor e culpa por ter um ente envolvido e em muitas vezes não sabem mais o que fazer; perdem em muitos casos a esperança e a paz. “O projeto surgiu pela necessidade de se falar abertamente sobre as drogas, trocar e adquirir informações sobre o assunto. Essas mulheres eram esquecidas, não contavam com um apoio necessário. E a dor da culpa e impossibilidade de não poderem fazer nada para ajudar os usuários de drogas podem trazer sérias conseqüências para esses familiares, como a depressão e outras doenças. No grupo, vamos dar todo o acampamento e apoio necessário”, afirma Silvana.
De acordo ainda com a psicóloga, o grupo oportuniza o debate e reflexões em torno dos fatores social, familiares, econômicos, que influem no uso das drogas e fornecer subsídios para que a família compreenda, reflitam e auxiliem no processo de recuperação do usuário.
Encontros
As reuniões do grupo acontecem no Centro de Convivência do Idoso Alder Rovere. O próximo encontro será dia 10 de agosto, às 14h. A participação no grupo de ajuda está aberta para toda a comunidade e é gratuita.
Da Assessoria
Mães de usuários de drogas encontram apoio em grupo de ajuda
As mães e esposas de usuários de drogas agora contam com um grupo de ajuda em Assis Chateaubriand. A tristeza em ter um filho ou um esposo envolvido com entorpecentes pode ser compartilhada e essas mulheres encontram todo apoio necessário no projeto “Unindo forças”, desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os dilemas relatados são acompanhados pela psicóloga e diretora do Cras, Silvana Alves, e pela assistente social, Maria Aparecida Tamparowsky.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade