O presidente Mario César Costenaro, de Toledo, apresentou alguns números que mostram a importância da região e o papel da coordenadoria em contribuir para que todo o potencial de crescimento social e econômico do Oeste seja materializado. “Fazemos parte de uma região formada por 50 municípios que têm 1,22 milhão de habitantes e PIB de R$ 23,2 bilhões. Somos referência em produção agropecuária, no turismo e há avanços consistentes também nas áreas da prestação de serviços e do ensino superior”.
No entanto, de acordo com Mario, há desafios a serem vencidos, principalmente no contínuo fortalecimento das empresas e das associações comerciais e na estrutura logística do Oeste para que os avanços, há tanto sonhados, possam ser concretizados. O presidente lembrou que a coordenadoria representa dez mil empresas formais e que o trabalho, o empenho e a dedicação de líderes verdadeiramente comprometidos têm sido, são e serão indispensáveis para o êxito de todos os que aqui estão instalados.
Método
Carlos Guedes utilizou da orientação verbal, de vídeos, da troca de informações e do debate e reflexão em grupos para criar os suportes de uma gestão pautada no comprometimento e na vontade de trabalhar. “Todo o processo foi muito bem conduzido e o determinado envolvimento dos diretores mostra que todos querem contribuir para avanços a toda a comunidade regional”, diz o vice-presidente Sérgio Marcucci, que é de Marechal Cândido Rondon. “Produtivo, com metas claras e atendendo aos históricos objetivos da Caciopar, que além de representar trabalha pela integração e pelo crescimento do Oeste”, resume a diretora de Meio Ambiente, Lara Biezus, de Palotina.
Para o diretor de Comunicação da Caciopar, Caio Gottlieb, de Cascavel, todo planejamento é importante, porque define metas e trabalhos. “Dá um norte para que diretores, associados e colaboradores da entidade possam atuar de forma harmônica e proativa, sabendo onde querem ir e o que querem alcançar”. Já o diretor de Relações Internacionais, Carlos Eduardo Borges da Costa, de Cafelândia, entende que o exercício permitiu a aproximação dos diretores e a definição de ações que ajudarão a fazer diferença em favor de todo o Oeste.
Da Assessoria
GERAL
Planejamento integra e define rumo para ações da Caciopar
Empresários que assumiram diretorias da Caciopar em 22 de junho estiveram reunidos no sábado, na Acic, para participar da elaboração do planejamento estratégico da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná para os próximos dois anos. Os trabalhos foram conduzidos pelo empresário e consultor Carlos Guedes, que empregou uma nova metodologia de trabalho para extrair o melhor nos processos de reelaboração da missão, da visão e das metas que a Caciopar se propõem a alcançar.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica