Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

CIÊNCIA

Inovação: Tecnologias desenvolvidas em Toledo despertam interesse de empresários do Paraná e Mato Grosso

A equipe do projeto Pró-Natureza Limpa do Campus de Toledo Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) esteve reunida na última semana com os empresários Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan, presidente da Plastibras Indústria e Comércio Ltda., atual vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso e vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI-Brasil), e o empresário Hélio da Igreja, proprietário e diretor da Empresa Multipet, que atua na fabricação de máquinas sopradoras de plástico.

31/07/2012 - 13:06


Segundo o coordenador do projeto, professor doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon, do curso de Engenharia Química, durante a reunião foram tratadas questões sobre inovações tecnológicas, transferência de tecnologia e criação de novos modelos de negócios, com base nas tecnologias desenvolvidas pelos professores dos cursos de Engenharia Química, Química, Ciências Econômicas e Agronomia da Unioeste.

Transferência de tecnologia
No encontro, o professor Camilo, também responsável pela Divisão de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT/Unioeste), citou que a Universidade firmou contrato de transferência/licenciamento de tecnologia com a Empresa Pernambuco Biosolos Ltda, de Recife (PE).
No contrato, num primeiro momento, está prevista a instalação de uma usina para o processamento de 40 toneladas de resíduos orgânicos doméstico, visando à agregação de valor, com base de tecnologia desenvolvida na Unioeste. Nessa instalação, em princípio, foi identificada a necessidade da construção de 1,2 mil reatores modulares e 1,2 mil células de evaporação/desidratação solar, todos feitos de plástico.
Projeto é viabilizado
Ao tomar conhecimento do fato o empresário Hélio da Igreja, da Empresa Multipet, manifestou interesse na fabricação dos reatores desenvolvidos pela Unioeste, utilizando a tecnologia da rotomoldagem. Porém, ainda faltava definir a matéria prima para a fabricação dos equipamentos. Para resolver a questão da matéria prima, é que surge o empresário Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan, da Plastibras Indústria e Comércio Ltda.
Casualmente, o empresário estava à procura de alguma aplicação inovadora para as 18 mil toneladas de resíduos de plástico que dispunha no Estado de Mato Grosso. “Era a peça que faltava. Agora, uma vez identificadas e definidas a importância de cada um dos atores do processo será possível viabilizar de forma mais efetiva a criação de novos modelos de negócios com base do aproveitamento/industrialização de resíduos”, comenta o professor Camilo.
Resultados positivos
De um lado, o modelo de negócio e a tecnologia ambiental desenvolvida pela Unioeste, que está em fase de implantação no Estado de Pernambuco, possibilitarão um melhor aproveitamento da fração orgânica do lixo urbano doméstico (69% do lixo total) e, por sua vez, a matéria prima para a construção dos reatores e das células de evaporação/desidratação virá da reciclagem do plástico. “Isto propiciará uma melhor valoração dos resíduos, com impactos positivos no meio ambiental, na sociedade e com retornos econômicos”, afirma o professor.
“O projeto é inovador e factível”, disse Alexandre Furlan, destacando, a partir de agora, a necessidade do envolvimento de uma cadeia de pessoas, que vem desde a academia (caso da Unioeste) até os empresários, responsáveis pela formatação do negócio, pela geração de empregos e pela introdução dos produtos no mercado. "Isso aqui é um noivado, ainda não é um casamento, mas é um noivado que tende a dar bons frutos para o futuro", observou o empresário.
De acordo com o professor Camilo, os empresários saíram da reunião entusiasmados com a possibilidade de juntar esforços em torno de um objetivo comum qual seja: fazer com que os resultados da atividade intelectual, ganhem o mercado, atue em prol da sustentabilidade ambiental e atenda a população em geral.

Da Assessoria

550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29