Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Empresário e estilista paranaense participa do Riccione Moda Itália

O empresário e estilista, Gildo Kist, de Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, da 22ª edição do Riccione Moda Itália, evento tradicional na Europa e referência na revelação de jovens talentos para o mundo da moda. A participação foi viabilizada graças a uma parceria firmada entre o Sebrae/PR, governo da Emilia-Romagna e Confederação Nacional do Artesanato da Pequena e Média Empresa (CNA Federmoda), que envolve a cooperação e o desenvolvimento de projetos e negócios.

31/07/2012 - 14:10


Estudantes, designers de marcas líderes na indústria da moda, desfiles, workshops e encontros com especialistas no setor têxtil, vestuário, couro e calçados, foram algumas das atividades e contatos realizados por Gildo Kist na Itália. Com 20 anos de experiência no ramo da moda, dos quais dois anos como empresário, o paranaense ainda foi jurado de concursos italiano e europeu de design, visitou fábricas e ainda participou de debate com estilistas italianos e mais três profissionais do setor convidados para o evento, da Rússia, Ucrânia e Moçambique.
"Abrimos as portas para o Brasil, para o Paraná e para o Sudoeste. Trocamos experiências, aprendemos e demonstramos que temos um setor empresarial organizado na área da confecção e moda", descreve Kist, que produz moda festa - prêt-à-porter. A empresa de Kist tem uma fábrica em Francisco Beltrão, lojas próprias em Curitiba e Concórdia (Santa Catarina) e ateliês em Francisco Beltrão e Caxias do Sul (Rio Grande do Sul). No total, sua empresa gera 38 empregos diretos em todas unidades.
O empresário relata que, no evento, apresentou vídeo com sua nova coleção, bem como fez contatos com fornecedores potenciais na área de aviamentos e pedrarias, utilizados por estilistas de renome mundial. Kist apresentou ainda um ‘retrato' da organização da indústria da moda no sudoeste paranaense, desde o início, quando o polo de confecção evoluiu para arranjo produtivo local, até as ações recentes do Programa de Competitividade das Indústrias do Vestuário do Sudoeste (Promoda).
"Eles viram que a nossa moda tem uma identidade própria, que foram nossa referência, mas que hoje temos e criamos nossos próprios conceitos. Também o que chamou atenção deles foi a nossa organização como setor produtivo. A nossa experiência associativa, com apoio do Sebrae/PR e Sinvespar (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná), foi algo que impressionou estudantes e profissionais da área. Hoje, os italianos e europeus estão de olho no crescimento econômico do país e veem o Brasil com parceiro também na moda", comenta.
"Levar jovens estilistas e agora o empresário Gildo Kist para a semana de moda de Riccione envolve aprendermos sobre o processo de diferenciação do produto italiano, referência mundial em design. Por outro lado, quando levamos nossos estilistas e empresários para a semana de moda de Riccione também temos a oportunidade de mostrar a criatividade da moda paranaense e toda brasilidade que envolve nossas coleções. Além disso, são estabelecidos contatos com empresários europeus que podem gerar negócios e parcerias com os quais Itália e Brasil ganham", explica a coordenadora estadual do setor do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser Brustulin.
Para a consultora do Sebrae/PR em Pato Branco, Maria Auria Mulhmann, a cooperação entre paranaenses e profissionais da Emilia-Romagna, referência pelo desenvolvimento regional focado em micro e pequenas empresas, é um modelo para fortalecer negócios, desenvolver empresas e aproximar os dois países. "A parte técnica, conceitos e design geram uma troca de experiências muito grande de quem participa de eventos como o Riccione Moda Itália. O Gildo Kist é um empresário e estilista que participa do Promoda, que tem uma história no setor e, certamente, mostrou a nossa moda, produzida no sudoeste e Paraná, bem como a organização das empresas no setor", comenta Maria Auria.
Cooperação empreendedora
Em 2010 e 2011, jovens talentos do Paraná também tiveram a oportunidade de mostrar sua criatividade na Itália. Vencedores dos sétimo e oitavo prêmios João Turim de Incentivo aos Novos Designers de Moda, Acácio Mendes Pereira Neto e Hildo Fabri Neto, respectivamente, participaram do Riccione Moda Italia.
A parceria entre Sebrae/PR, governo da Emilia-Romagna e a CNA Federmoda, também levou a estilista Isabella Shimizu Seghese a mostrar sua coleção na passarela italiana em 2010 e, na 5ª edição do Paraná Business Collection, em 2011, o estilista italiano Valerio Lupi, desfilou os looks vencedores do Riccione Moda Itália 2010, em Curitiba.

Da Assessoria

Sem nome %28550 x 250 mm%29
Sem nome %28550 x 250 px%29