Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

AMBIENTE

Pesquisa avalia qualidade das águas dos rios de Toledo

Uma pesquisa para avaliar a qualidade da água dos rios Marreco e Cerro Corá será realizada pelas universidades de Toledo em parceria com a Câmara de Recursos Hidrícos do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA).

31/07/2012 - 14:44


Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo fará as análises da água em pontos já monitorados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no rio Marreco. O estudo terá inicío no dia 11 de agosto e as coletas acontecerão mensalmente durante um ano.
O conselheiro, Eduardo Klaue, explica que o CMMA já realizava um estudo no rio Cerro Corá desde a nascente até a chegada à Samga Panambi e, por isso, decidiu agregar com a pesquisa do rio Marreco a ser realizada pela Unioeste. As coletas neste rio iniciam no dia 04 de agosto e serão realizadas a cada dois meses. “Nós conversaremos com os moradores para pedirmos a autorização para mediar a qualidade da água em diversos pontos e também adquirirmos informações de como esta a poluição do local”.
Após a realização das coletas dos rios, Klaue comenta que será elaborado um diagnóstico com os resultados. “O estudo vai conter os principais locais em que foram encontrados lixos, outros problemas ou tipo de poluição, enfim, uma série de levantamentos que será transformada em uma pequisa”.

Sem nome %28550 x 250 px%29
Sem nome %28550 x 250 mm%29