“São assuntos relevantes que vão impactar no dia a dia dos empresários. Queremos ampliar os debates, ouvir sugestões e críticas, e por meio do Fórum levar essas propostas para serem avaliadas nas audiências públicas promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento e pelo Conselho Federal de Contabilidade”, explica o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, que é também o presidente do Fórum.
O Plano Nacional do Empreendedorismo é uma iniciativa do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que tem objetivo de estabelecer um marco normativo para o tratamento das questões relacionadas ao empreendedorismo e à promoção do ambiente favorável aos negócios.
Já o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) abriu audiência pública da minuta da ITG 1000 - Modelo Contábil Simplificado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
De acordo com diretor-geral da Secretaria e secretário-técnico do Fórum, Ercílio Santinoni, o evento é o espaço ideal para levantar as reais necessidades do setor paranaense. “Para isso pedimos a colaboração de entidades, representantes e empresários com sugestões e críticas. Vamos trabalhar na confecção de documentos que levem o posicionamento consolidado do Paraná nos dois assuntos”, afirma.
O encontro também vai discutir as linhas de crédito para as MPEs a pedido do comitê de investimento e financiamento do Fórum Nacional.
FÓRUM
O Fórum é a instância governamental que trata dos aspectos não tributários relativos ao tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas e aos empreendedores. É formado por cerca de 40 representantes dos poderes públicos estadual e federal, do Sebrae e por entidades de representação empresarial (contábil, bancos e universidades). O Fórum paranaense é considerado referência nacional e foi utilizado como modelo por outros estados.
Da AE Notícias
GERAL
Paraná quer ampliar debate sobre as micro e pequenas empresas
O Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná promove no dia 13 deste mês debates sobre o Plano Nacional de Empreendedorismo (PNEN), que está sendo elaborado pelo Governo Federal e as novas normas de contabilidade para as MPEs (Micros e Pequenas Empresas), em discussão no Conselho Federal de Contabilidade. Os temas serão discutidos em reunião do Fórum na sede do Sebrae, em Curitiba. Vão participar entidades, representantes de classe, empresários e interessados.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica