Casa de not%c3%adcias 1144x150

PECUÁRIA

Mais atentos, produtores do Oeste já preparam o plantio do milho safrinha

Os produtores rurais da região de Toledo estão se antecipando e já estão preparando o cultivo da safrinha 2011. O diagnóstico é da Coamo Agroindustrial Cooperativa, a que envolve o maior número de agricultores no município. Os bons preços principalmente para o milho e os insumos mais baratos são alguns dos motivos pelos quais os agricultores esticam os olhos para o próximo cultivo.

13/01/2011 - 09:06


Conciliado à procura por insumos e sementes, estão disponíveis as linhas de crédito nos principais agentes financeiros que subsidiarão o custeio. “Isso porque neste momento temos os preços pagos pelo milho bastante favoráveis e os insumos com valores um pouco menores por conta da desvalorização do dólar perante o real”, considerou o gerente da unidade local da Coamo, Marino Mugnol.
Segundo ele, esta antecipação vem se mantendo desde a segunda quinzena do mês de novembro e como a soja começa a ser colhida a partir do dia 25 deste mês, imediatamente o solo deve ser preparado para receber as novas lavouras.
Com base no zoneamento agrícola, o plantio do milho safrinha deve ocorrer na região de Toledo impreterivelmente até o dia 28 de fevereiro. “Quem colher a soja mais tardia, no inicio de março, deverá investir no plantio de trigo”, destacou.
Apesar de não muito significativas, as lavouras de trigo deverão perder mais especo neste ano para o milho com base nos fatores internos e externos que influenciam nos preços.

Por Juliet Manfrin

Sem nome %281144 x 250 px%29