Segundo Marcia Frasson, advogada da Fixar Marcas e Patentes, alguns exemplos do que se enquadrariam neste novo procedimento são as energias alternativas, onde há inovações no desenvolvimento de turbinas eólicas e no aprimoramento dos biocombustíveis. “Nos transportes, as tecnologias voltadas à criação de carros elétricos. Na conservação de energia, no gerenciamento de resíduos e na agricultura, com as técnicas de reflorestamento e alternativas na escolha de pesticidas. É um estímulo ao registro e ao desenvolvimento de novos produtos e serviços”, observa Marcia.
Região Oeste
Em Toledo e região, a área apresenta uma crescente no número de intenções de registros em patentes verdes. “As tecnologias e inovações de biodigestores – que são muito utilizados em granjas de suínos – são expressivas”, afirma Joiceni Giaretta, advogada da Fixar Marcas e Patentes.
Da Assessoria
AMBIENTE
Patente Verde terá prazo menor de concessão
As patentes verdes – que são inovações criadas para o gerenciamento de resíduos, energias alternativas, agricultura, transportes ou conservação de energia – terão prazo menor de concessão. Se hoje, o tempo de espera estipulado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) pode chegar até cinco anos e quatro meses, depois da medida, a ação pode ser resolvida em até dois anos. No entanto, para se enquadrar nesta modalidade, as tecnologias a serem patenteada, terão que comprovar a diminuição o impacto nas mudanças climáticas, emitir menos CO2 (Carbono) ou retirá-lo da atmosfera.
Mais lidas
- 1Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 2Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 3Paraná recebe 332 mil vacinas contra a gripe para início da campanha no próximo sábado
- 4Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 5Educação que transforma: Faculdade Donaduzzi conquista selo nacional inédito no Oeste do Paraná
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária



