Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Verão: Estação é propícia para a realização de experimentos

Alguns bolsistas e pesquisadores do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, aproveitam a estação, as altas temperatuas para desenvolverem estudos na estufa. As pesquisas tem como objetivo contribuir para aumentar os conhecimentos sobre a nutrição destas espécies de peixes; de forma a melhorar o desempenho, fornecendo subsídios para a aquicultura se desenvolver.

13/01/2011 - 13:24


Atualmente, na estufa estão sendo conduzidos quatro experimentos:

1) Vitamina B12 na alimentação de kinguios (Carassius auratus): A vitamina B12 ou cobalamina, participa em inúmeros processos metabólicos com ações específicas em várias vias metabólicas, e é de fundamental importância para o desenvolvimento dos peixes, já que estes não sintetizam esta vitamina nas vias metabólicas, tornando essencial sua suplementação através de dietas. Assim, esse experimento tem o objetivo de determinar a ação da vitamina B12 no desempenho do kinguio, peixe ornamental de importância econômica.

2) Fósforo em dietas para kinguios: é o experimento de mestrado da agrônoma Juliana Mara Costa.

3) Inclusão de hidrolisado protéico para alevinos de black bass: O black bass é um peixe carnívoro, que em criações é tratado com alimento vivo ou in natura (como carnes ou outros peixes). Este experimento tem o objetivo de incluir o hidrolisado em rações para esta espécie, considerando que o hidrolisado haja como palatabilizante e substitua o alimento natural.

4) Farinha de mexilhão dourado (Limnoperna fortunei) na forma integral na alimentação da tilápia-do-nilo: tem o objetivo de avaliar a utilização de dietas suplementadas com diferentes níveis de inclusão de farinha de mexilhão inteiro sobre o desempenho produtivo da tilápia. O experimento PIBIC é desenvolvido pelo acadêmico de engenharia de pesca, Deividy Miranda da Silva.

Experimentos

Os experimentos são conduzidos pela técnica da estufa, Elenice Souza dos Reis Goes e estagiários Edionei Maico Fries, Deividy Miranda da Silva e Cleberson Ressel. Segundo Elenice, os experimentos foram iniciados em diferentes épocas, cada um pretende ser levado por um período de 60 dias. Os peixes são alimentados quatro vezes por dia, sendo que de manhã e à tarde as temperaturas dos tanques são mensuradas. Os parâmetros físico-químicos da água (pH, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido) são avaliados semanalmente, utilizando medidores portáteis. “Após o término dos experimentos, os peixes serão medidos, pesados e contados, para avaliar o desempenho dos mesmos com as diferentes dietas. Serão avaliados também parâmetros sanguíneos e a composição corporal dos peixes (umidade, lipídeos, proteína e cinzas). Os dados, depois de tabulados e analisados estatisticamente, serão compilados em trabalhos científicos para publicação em congressos e revistas científicas”.

Sem nome %281144 x 250 px%29