Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Agentes culturais e sociais participam de oficina de economia criativa

Aproximadamente 60 pessoas entre agentes de cultura, turismo, desenvolvimento, educação e gestores públicos estiveram na sexta-feira, 03, no auditório da prefeitura de Toledo participando da oficina de Economia Criativa. A oficina teve como objetivo promover uma introdução no processo da abordagem de economia criativa que é voltada para o desenvolvimento das diversidades sociais e culturais da cidade. A ação é desenvolvida pela Secretaria da Cultura do Estado e do município, em parceria com a Secretaria do Turismo e o Serviço Social da Indústria (SESI).

03/08/2012 - 14:02


O município de Toledo juntamente com as cidades de Araucária, Castro, Cianorte, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Paranaguá e Paranavaí foram selecionadas pela Secretaria do Estado para serem contempladas com os ciclos das oficinas e das palestras.
Segundo a secretária de Cultura de Toledo, Rosangela Reche, a oficina mostrou e conscientizou os participantes dos potenciais culturais e turísticos que o munícipio possui. “A cidade de Toledo tem potencial de fazer parte da rede de cidade criativa do estado, pois possui um ambiente cultural e social favorável pelas suas diversidades e talentos criativos”, afirmou Rosangela.
A palestra foi ministrada pela administradora pública e economista, Ana Carla Fonseca Reis, que mostrou aos participantes como surgiu a Economia Criativa através das mudanças mundiais e discutiu com o grupo ações que possa gerar o desenvolvimento sob a maneira do empreendedorismo. “A economia criativa não atua somente na busca de valor agregado e diferenciação de produtos e serviços criativos, mas também estimula a diferenciação de produtos e serviços tradicionais”, afirmou Ana.
Conforme estudos desenvolvidos pela palestrante, uma cidade criativa se define pelo permanente processo de transformações e inovações (econômicas, sociais, culturais), conexões (entre áreas da cidade, entre grupos sociais, entre público e privado, entre local e global) e cultural (por seus valores culturais, por seu impacto econômico e por gerar um ambiente mais propício à criatividade).

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %28550 x 250 px%29
Casa de noticias 550x250p