Em Toledo, esta realidade é um pouco diferente. Uma série de treinamentos e ações da Companhia de Energia do Paraná (COPEL) faz com que os índices de acidentes na rede elétrica em Toledo seja perto de zero. Porém, no mês passado, um acidente fatal envolvendo a rede elétrica tirou a vida de um trabalhador da construção civil na cidade. Ao fazer uma medição de uma estrutura, a trena que o trabalhador manipulava se dobrou e encostou em um cabo de energia. O choque elétrico foi fatal e o trabalhador não resistiu. Por isso, ao trabalhar próximo de cabos de alta tensão todo o cuidado é pouco. Do dia 13 a 18 de agosto, a Companhia Estadual fará uma ação denominada Semana da Segurança, que irá promover formas de prevenção de acidentes na rede elétrica em escolas e canteiros de obras na cidade.
A Semana será uma campanha que visa intensificar o trabalho de prevenção da empresa. Segundo o gerente regional da COPEL em Toledo, Jair Inácio Benke, em escolas públicas, por exemplo, a Companhia promove rotineiramente palestras para conscientizar os alunos para os riscos de brincar com pipas perto de fios de luz, entre outros.
Com relação a construção civil, a COPEL tem uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Toledo (Sintracon). Mensalmente os sindicalizados recebem um treinamento sobre riscos de acidentes de trabalho. O espaço dedicado a riscos com a parte elétrica no curso é de duas a três horas, e é feito por um funcionário da Companhia.
Neste ano ocorreu somente um acidente envolvendo a rede elétrica. Justamente o citado acima. Ano passado, aconteceu também um acidente, porém sem morte.
Segurança
Sempre que seja necessário fazer algum reparo na rede elétrica externa, somente são autorizados profissionais da COPEL. Porém os funcionários da Companhia não fazem reparos fora da rede elétrica. Então, a primeira recomendação para quem for mexer com eletricidade é desligar o disjuntor que liga a propriedade com a rede de energia pública. Ainda assim, é recomendado que se equipamentos de segurança, como: linha de vida, que trava quedas de altura; detector de tensão; aturamento, que corta qualquer fluxo de energia; luvas de proteção; vara de manobra; capacete; óculos e; uniforme anti-chamas.
Por Maurício de Olinda
GERAL
Agosto será o mês da prevenção de acidentes na rede elétrica
A maioria dos acidentes com a rede elétrica é provocada por falta de conhecimento ou desatenção de quem está utilizando a energia elétrica ou trabalhando próximo à rede. Contudo, se as pessoas respeitarem as regras mínimas de segurança, a energia elétrica não oferecerá nenhum tipo de risco. Atualmente, as ocorrências de acidentes envolvendo profissionais da construção civil, antenistas e pintores são mais comuns. Em muitos casos, não é preciso nem encostar na rede para sofrer o choque elétrico, quase sempre fatal. Trabalhadores rurais também estão no grupo de risco, principalmente os que trabalham com ceifadeiras, colheitadeiras ou pás-carregadeiras e não observam a altura da rede elétrica.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade