Primeiramente, o presidente provisório, Mateus Jacobs, avaliou o período em que ficou a frente da UTES. Ele contou procurou organizar a situação financeira e jurídica da entidade. Atualmente, a UTES possui um déficit de aproximadamente R$ 20 a R$ 30 mil e ainda tem para receber cerca de R$ 11 mil. Mateus também lembrou que começou a articular alguns Grêmios Estudantis existentes e formar novos; realizou uma campanha de divulgação das carteirinhas, entre outros.
Na sequência, uma das integrantes do DCE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, Ana Cláudia, falou sobre a função do diretório e o papel dos acadêmicos. “Enquanto jovens temos a consciência que o indivíduo faz a sua própria história e temos a consciência que devemos ser críticos, somente intervindo e analisando a sociedade que podemos intervir. Aquilo que enfrentamos na educação é o reflexo da sociedade”.
Ela complementa que quando os estudantes estão organizados, possuem força e respaldo para lutar e levantar bandeiras.
Após, o interventor, Paulo Almeida, comentou que a um conselho curador foi formado com o objetivo de auxiliar e fiscalizar as atividades da diretoria da UTES. Ele é composto por representantes: OAB, João Batista de Oliveira; Acit, Paulo Almeida; Secretaria da Educação, Kleiton Linhares; Sindicato dos Servidores Municipais, Moacir Campos; Sindicato dos Contadores e técnicos em contabilidade, Rodirlei da Silva Oliveira e da ATI, Márcio Pimentel.
Metas
O novo presidente, Lincoln Carvalho, disse sua gestão será democrática, conhecendo as demandas de cada escola e agindo com transparência.
Ele comenta ainda que tem como planos reorganizar o movimento da UTES; formar novos grêmios; reestruturar a comunicação da entidade; promover a socialização de todos os alunos, entre outros fatores.
Outro objetivo da chapa é trabalhar em parceria com órgãos públicos ou instituições que demonstrem interesse pelo estudante. “O estudante deve ter voz na política porque é um direito de todo o cidadão”.
O interventor, Paulo Almeida, espera que a chapa vitoriosa atue de forma ordenada e com responsabilidade. “Não podemos deixar mais a UTES cair no descaso. Que o grupo seja idôneo e se for preciso use o Conselho. Hoje agradeço a todos os estudantes que exerceram a sua democracia”.
GERAL
Chapa Hora da Mudança vence as eleições da UTES
A comissão interventora coordenou, na tarde do sábado (04), as eleições para a escolha do novo presidente e conselheiros da União Toledana dos Estudantes (UTES). Quatro chapas: Força Estudantil, Juventude Consciente, Hora da Mudança e uma sem nome realizaram as inscrições. As eleições iniciaram às 14h e encerram depois das 17h, com a chapa Hora da Mudança como vitoriosa com 57 votos. Ao todo 96 estudantes participaram do pleito de um universo de cerca de 15 mil alunos da rede.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Nota Toledo faz mais um sorteio e orienta empresas sobre como solicitar prêmios
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



