Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Sistema Fecomércio e Colégio Jardim Europa promovem gincana com os alunos

Uma gincana promovida pelo Sistema Fecomércio/SESC movimentou a semana dos alunos do Colégio Estadual Jardim Europa, em Toledo. As atividades aconteceram nos dias 30 de junho a 03 de agosto, e envolveram os mais de 1200 alunos do colégio. As provas da gincana foram divididas em três categorias: de conhecimento, esportivas e de cunho social. As provas de conhecimento exigiam habilidades de letramento e raciocínio lógico, já as provas esportivas compreendiam as modalidades de futsal, tênis de mesa e xadrez, enquanto que as provas de cunho social envolviam uma campanha para arrecadar alimentos e a coleta do lixo reciclável do pátio da escola.

06/08/2012 - 13:56


Uma gincana promovida pelo Sistema Fecomércio/SESC movimentou a semana dos alunos do Colégio Estadual Jardim Europa, em Toledo. As atividades aconteceram nos dias 30 de junho a 03 de agosto, e envolveram os mais de 1200 alunos do colégio. As provas da gincana foram divididas em três categorias: de conhecimento, esportivas e de cunho social. As provas de conhecimento exigiam habilidades de letramento e raciocínio lógico, já as provas esportivas compreendiam as modalidades de futsal, tênis de mesa e xadrez, enquanto que as provas de cunho social envolviam uma campanha para arrecadar alimentos e a coleta do lixo reciclável do pátio da escola.“O objetivo da gincana é promover a socialização entre as turmas e a solidariedade entre os alunos. É também uma oportunidade para que os nossos alunos possam disseminar os saberes que eles adquiriram dentro do projeto de contra-turno escolar”, explicou a coordenadora projeto no SESC, Aclimezia Ferreira de Lima.
Cerca de cinquenta alunos freqüentam as aulas de raciocínio lógico e letramento, promovidas através do convênio com o Sistema Fecomércio no colégio, em horário contra-turno. Estes alunos atuaram como monitores na gincana, coordenando as turmas e organizando as atividades. A aula do 1º ano, Neiva Aparecida Fernanda dos Santos Brito é uma delas. “Eu achei legal essa gincana, é bom às vezes ter momentos para descontrair, não ficar ali só estudando na sala, e cada um pode fazer a atividade que gosta”, ela comentou, “Nas aulas de contra-turno, além da gente se divertir também aprende melhor matemática e português”, completou.
Os pais também participaram. Para eles, foram realizadas palestras abordando temas atuais, como violência e prevenção ao uso indevido de drogas. “Os alunos tiveram uma meta de público, trazendo seus pais ganharam mais pontos na gincana. Foi uma forma de fazer com que eles incentivassem a participação dos pais”, explicou a representante do SESC, Doris Mariani Junges. Segundo ela, toda a gincana foi discutida previamente com os professores e pedagogos do colégio, para que as atividades estivessem adequadas a proposta da escola.
O diretor do Colégio Jardim Europa, Eudes Dallagnol, aprovou a iniciativa. “Como nós não temos intervalo no colégio, buscamos essas atividades diferenciadas para promover a socialização entre os alunos. Eu vejo que com isso todos ganham, os professores se envolvem mais com os alunos, conhecem eles mais de perto, e os alunos se divertem, fazem torcida e pensam em coisas positivas”, disse Eudes.
Durante a realização das provas, cada turma foi somando pontos, que ao final da gincana irá render premiações para os três melhores classificados, com troféus e medalhas. A turma que ficar em primeiro lugar terá direito a uma sessão de cinema. A premiação será no próximo sábado, 11 de agosto, dia do estudante. A rua do colégio será fechada para o trânsito e aberta para a comunidade. Uma festa com estrutura de recreação, brinquedos infláveis e cama elástica para as crianças, além de apresentações de teatro, música e dança.

Da Assessoria

550x250px
2web banner 550x250px