Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Aleitamento materno é tema de ciclo de palestras nesta segunda-feira

Um dos alimentos mais completos para o bebê é o leite materno. Nele estão contidos vitaminas, proteínas, gorduras e água que são essenciais para o desenvolvimento da criança. O leite materno protege o bebê de diversas doenças por conter substâncias como anticorpos e glóbulos brancos. A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê. A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Neste ano, no Brasil, a campanha tem como tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”. Mais de 120 países participam do evento. Em Toledo, nesta segunda-feira (06), o Banco de Leite Humano Doutor Jorge Nisiide do Hospital Bom Jesus - em parceria com a 20ª Regional de Saúde - promoveu um ciclo de palestras, tratando desde a importância de amamentar até a apresentação de experiências de outras cidades.

06/08/2012 - 16:23


A fonoaudióloga, Eloíse Gabriele Benacchio, falou sobre a importância do aleitamento materno. “O leite materno é o líquido mais importante para o bebê que auxilia em seu crescimento e desenvolvimento no decorrer de sua vida”. Ela também tirou algumas dúvidas frequentes dos participantes, entre elas destacam-se como amamentar, qual é a melhor posição para o bebê, uso de técnicas entre outras. “O leite materno – além de possuir diversos componentes – auxilia no processo de sugação do bebê, pois ajuda na mastigação, mexe a musculatura da face, entre outros benefícios. Algumas mães encontram dificuldades para amamentar, porque o bebê não quer sugar. O profissional tem a função de auxiliar esta mãe”.
Ela lembrou que o Ministério da Saúde adverte que o bebê tome até seis meses somente o leite materno e até dois anos com complemento.
A enfermeira obstreta, Paula Francieli da Silva, destaca que o hospital desenvolve um trabalho de reforço do conteúdo ministrado com as futuras mães nas Unidades Básicas de Saúde. “Nós reforçamos as informações quando as mulheres aguardam a consulta, como se fosse uma mini-palestra. O nosso objetivo é criar forças ao movimento do aleitamento materno. É fazer com que a mãe saiba que o seu leite é indispensável e que não existe substituto”.
Capacitação
Segundo a superindente do Hospital, Michelle Okano Anzanello, a instituição chegou a uma maturidade que existe a necessidade de capacitar seus técnicos e funcionários. “A área da saúde é bastante delicada e o compromisso do hospital Bom Jesus é capacitar e dar suporte a equipe. A nossa ideia não é segurar conteúdo, mas dissiminar e multiplicar-lo, porque percebemos que o quanto mais o multiplicarmos melhor fazemos para todas as crianças”.
Michelle lembra que o hospital é referência no Estado do Paraná em relação aos atendimentos individuais que mesmo com uma equipe reduzida - de quatro funcionários – conseguem atender mais de 3030 mães. “Todos os sábados às 9h oferecemos mini-palestras. É uma oportunidade das mulheres tirarem suas dúvidas mais frequentes”.
O chefe da 20ª Regional de Saúde, Odacir Fiorentin, destacou a importância dos profissionais discutirem o tema. “O leite materno evita uma série de doenças. Atualmente, cerca de 1 milhão de crianças morrem todos os anos por problema de leite materno, inclusive em países industrializados. Aumenta o vínculo entre a mãe e o filho, além de oferece uma condição de saúde cada vez mais saudável a ele”.
Experiência
A assistente social da C Vale, Francielly Leonardo, contou que a empresa realiza – mensalmente – palestras com as futuras mães. De aproximadamente 2 mil funcionários, em média 60 mulheres engravidam por ano na empresa. “Nós procuramos trazer palestrantes que esclareçam as dúvidas e com temas escolhidos por elas. O nosso público feminino vem de 26 municípios da região. São muitas mulheres que saem de casa cedo, voltam tarde e possuem dúvidas. Nós tentamos suprir a necessidade que elas possuem de participar dos programas em suas cidades, mas não de substituí-los. A troca de experiência entre o profissional e elas é fundamental”.
Ela disse que durante a licença maternidade visita a funcionária para entregar um kit e conversar sobre o retorno ao trabalho e, principalmente, conversar sobre a amamentação.

**A saber**
- Colostro - Nome do primeiro leite materno (até ao 6 dia após o parto). É um leite muito rico em proteínas, sendo de cor amarelada. Confere ao bebê a primeira protecção imunitária.
- “Descida do leite” - Passagem do colostro para leite maduro. Este é produzido em maior quantidade. Tem uma coloração mais esbranquiçada.
- Composição do leite – Este varia durante a mamada: no início é mais rico em água e, após mais ou menos 5 minutos, fica mais rico em matérias gordas, de modo a saciar o bebê. É por isso que se deve esvaziar primeiro uma mama antes de se passar para a outra.

Com informações bebê atual

Casa de noticias 550x250p
Sem nome %28550 x 250 mm%29