Na edição especial foram emitidos 300 mil selos (75 mil unidades de cada planta). Segundo a representante da Diretoria Regional dos Correios, Luciana Klein, o Paraná foi escolhido para o lançamento nacional por causa do trabalho de vanguarda na incorporação de plantas medicinais na atenção à saúde. “O Estado tem tradição no ramo da fitoterapia e é responsável por cerca de 90% da produção brasileira de plantas medicinais”, disse.
Para o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, a iniciativa dos Correios é essencial para dar visibilidade ao uso medicinal da flora brasileira e ainda valoriza o saber popular. “Essas plantas são utilizadas há muito tempo pela população e têm eficácia comprovada. Algumas delas já até fazem parte da lista de componentes disponibilizados pelo SUS”, explicou. Este é o caso da unha-de-gato, um vegetal bastante utilizado no tratamento de artrites, diarreias e hemorragias.
Ao todo, quatro plantas já são distribuídas pela rede pública de assistência farmacêutica do Paraná. Além da unha-de-gato, o guaco, a espinheira-santa e a isoflavona de soja também estão à disposição da população no Estado. “Os medicamentos fitoterápicos deixaram de ser uma medicina alternativa. Hoje em dia existem profissionais e empresas especializadas na manipulação desse tipo de planta para fins terapêuticos”, disse o secretário.
Apesar de naturais, as plantas medicinais também necessitam de orientação médica para utilização. Assim como os medicamentos convencionais, se ministrados de forma incorreta, os fitoterápicos podem oferecer riscos à saúde. “A automedicação nunca é recomendada, pois pode agravar o quadro clínico do paciente e ainda mascarar outras doenças”, enfatizou.
COMISSÃO
Em setembro do ano passado, a Secretaria da Saúde formou uma comissão interinstitucional para discutir a comercialização de fitoterápicos, tanto como planta seca, planta in natura e medicamento processado. Será elaborado um plano estadual para regulamentar e fomentar o setor.
Da AE Notícias
SAÚDE
Saúde e Correios lançam selos de plantas medicinais
A Secretaria de Estado da Saúde e os Correios lançaram nesta segunda-feira (06) quatro selos comemorativos para incentivar o uso de plantas medicinais no país. O tratamento fitoterápico brasileiro será representado nos selos pela Andiroba, Copaíba, Unha-de-Gato e Muirapuama, plantas de origem amazônica. O lançamento ocorreu simultaneamente em Curitiba e Belém (PA). Os selos circularão em todo o Brasil a partir desta segunda-feira.
Mais lidas
- 1Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 2Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 3Paraná recebe 332 mil vacinas contra a gripe para início da campanha no próximo sábado
- 4Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 5Educação que transforma: Faculdade Donaduzzi conquista selo nacional inédito no Oeste do Paraná
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária



