Conforme o blog, portalcinema.blogspot.com.br, o curta-metragem é um interessante documentário de Fernando Lopes sobre o processo de criação do espetáculo “Masurca Fogo” para o Festival dos 100 dias, em 1998. O filme quase sem palavras, mas com muita dança, possui belíssimos planos da coreógrafa alemã Pina Baush, e um acompanhar constante do modo como as ideias vão surgindo e sendo trabalhadas pelos bailarinos. Filmado em Lisboa nas instalações da Companhia Nacional de Bailado, Lissabon Wuppertal Lisboa é hoje um documento histórico e importante.
Projeto “Os fazedores”
Conforme a professora coordenadora do curso de Filosofia Ester Heuser, este evento está vinculado ao projeto “Os Fazedores” dedicado à divulgação e problematização das poéticas contemporâneas, cuja principal janela é um ciclo de documentários dedicado às manifestações artísticas locais, nacionais e internacionais.
Os Fazedores foi criado pelo professor Dr. Eduardo Pellejero, em 2010, e efetivado por meio do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para tratar dos procedimentos de criação, a contra-cultura e o cinema. Devido a seu sucesso local, desde 2011, o projeto estende-se em outros dois locais do Brasil: Toledo/PR e Campinas/ SP.
Em Toledo e Campinas, ele funciona como uma iniciativa conjunta do Programa Interdisciplinar e Interinstucional Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/ Unicamp), e do curso de Filosofia da Unioeste. O objetivo é oportunizar o contato com produções artísticas não comerciais e desenvolver a reflexão e a problematização filosóficas a partir das poéticas contemporâneas.
Da Assessoria
GERAL
Toledo exibe documentário em homenagem a Pina Baush
O curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, por meio do projeto de ensino pesquisa e extensão "Escrileituras: ler-escrever em meio à vida", vinculado ao Observatório de Educação do Ministério da Educação e Cultura (MEC/Capes) promove nesta terça-feira (07) a exibição do documentário “Lissabon Wuppertal Lisboa”, dirigido por Fernando Lopes. O evento acontece no mini-auditório da Instituição às 20h, e é aberto a comunidade. No período noturno, após a exibição do documentário a programação continua com uma Oficina de Dança, ministrada pela graduada em Dança e mestranda em Filosofia, Marioni Fischer Mello. A oficina está marcada para iniciar às 20h30.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade