Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Reunião na Acit discute melhorias na telefonia móvel

Representantes de quatro operadoras de telefonia móvel participaram de reunião na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), na tarde de segunda-feira (6). O objetivo foi discutir soluções e verificar o encaminhamento dos planos de investimentos das empresas visando a melhoria da qualidade dos serviços pelas empresas.

07/08/2012 - 13:57


O encontro contou com a presença do prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, do promotor de Justiça, Giovani Ferri, do presidente da Acit, Edésio Reichert, dos secretários municipais de Indústria e Comércio, Narciso Muller, e do Planejamento, Ione Bernhard, do coordenador regional da Fiep, Lieser Belenzier, de representantes da Câmara Municipal, Instituto Ambiental do Paraná e de empresas revendedoras de telefone celular.
De acordo com o presidente da Acit, Edésio Reichert, o encontro foi um desdobramento da mobilização iniciada em junho, visando a melhoria da qualidade dos serviços de telefonia celular e já estão ocorrendo avanços neste sentido. “Tivemos um momento importante, na medida em que os representantes das operadoras se comprometeram a evoluir nos investimentos e equipamentos para a melhoria dos serviços, especialmente quanto ao sinal”, relata.
Destaca ainda que a Acit encerrou e recolheu o abaixo-assinado iniciado no fim de junho e o volume maior de assinaturas é de usuários que reclamam da qualidade dos serviços da operadora Tim, com 1.506 registros. Foram registradas 125 assinaturas de usuários da Claro, 110 da Vivo e 45 da OI.

Reclamações
O promotor de Justiça Giovani Ferri salientou que há cerca de um ano vem tentando dialogar com uma das empresas contra a qual foi instaurado inquérito civil, contudo, não houve possibilidade de acordo. Segundo o promotor, o inquérito será encerrado nesta semana. “Até agora a empresa não apresentou um plano concreto de ação para a Promotoria. Os problemas não param de crescer e, por isso, as negociações estão encerradas e deveremos avaliar a adoção de medidas cabíveis”, afirma.
O representante da TIM, Cleber Rodrigo, explicou que o problema maior para ampliar o número de torres é em decorrência das exigências na legislação e da dificuldade de encontrar terrenos adequados.
A TIM divulgou uma nota oficial, na qual informa que utilizará as observações apontadas na reunião, para aprimorar seus serviços. Destaca ainda que assumiu compromisso, com a execução de um plano de melhorias, recentemente apresentado à Anatel, para contribuir com o desenvolvimento de uma infraestrutura capaz de atender a crescente demanda dos consumidores.
Após a reunião, o prefeito José Carlos Schiavinato solicitou que as empresas enviem solicitação à Acit para que seja revista a legislação que dispõe sobre o sistema e padrões para instalação de estações de rádio-base de telefonia celular.
“A discussão foi muito importante e demonstra a preocupação quanto a necessidade em avançar nos serviços de telefonia móvel. Os representantes das empresas apontaram a dificuldade de obter autorização dos vizinhos das áreas com potencial para instalação das torres e vamos avaliar as medidas necessárias, os ajustes na legislação para que as empresas possam continuar investindo na melhoria dos serviços e acompanhem o desenvolvimento de Toledo”, salienta o prefeito.
O presidente da Acit, Edésio Reichert ressalta que a partir da reunião as empresas se comprometeram em fazer as melhorias. “A conclusão do encontro foi extremamente positiva e todos se comprometam nos aspectos que lhes cabem. A administração municipal deverá revisar a legislação e acreditamos que as operadoras deverão concretizar os projetos de investimentos. A Promotoria Pública continua propensa a instaurar a ação civil, mas ficou uma janela aberta, caso houver real comprometimento das empresas”, analisa.
Reichert também agradeceu a comunidade de Toledo por colaborar na mobilização. “Agradecemos a todas as pessoas pela resposta positiva na realização do abaixo-assinado e nos registros das reclamações na Anatel, que contribuíram para o avanço na questão da melhoria dos serviços”.

Da Assessoria

Sem nome %28550 x 250 px%29
550x250px