Aberto pelo prefeito de Toledo e presidente da Amop, José Carlos Schiavinato, o evento foi prestigiado, entre outros, pelo diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, pelo prefeito anfitrião, Paulo Mac Donald, e pela prefeita de Pato Bragado e presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Normilda Koehler.
A classe empresarial foi representada pelo presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais do Paraná), Rainer Zielasko e pelo presidente da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Oeste do Paraná), Mario Costenaro. Além deles, participaram os prefeitos de Guaíra, Manoel Kuba, de Quatro Pontes, Rudi Kuns, de Ouro Verde do Oeste, Cleonice Alves, de Medianeira, Elias Carrer, de Vera Cruz do Oeste, Eldon Anschau, de Diamante do Oeste, Inês Gomes, de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, de Santa Terezinha de Itaipu, Ana Maria Carlessi, de Missal, Adilto Ferrari, de Santa Helena, Rita Schimidt, e de São Miguel do Iguaçu, Armando Polita.
A palestra principal esteve a cargo do coordenador geral do programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew. Além de expor os princípios do programa, ele fez um relato de ações-modelo que são desenvolvidas em várias parte do mundo e exemplos de sustentabilidade que envolvem os municípios. Em seguida, os candidatos assinaram uma carta-compromisso de apoio ao programa. A lista atualizada dos candidatos signatários e as cartas-compromisso podem ser visualizadas no site www.cidadessustentaveis.org.br. Já o conteúdo da palestra está disponível no site da Amop, o www.amop.org.br.
Para Oded, importante é o comprometimento
Segundo Oded Grajew, coordenador geral do Programa Cidades Sustentáveis, os primeiros passos de um gestor público preocupado com a atual e as próximas gerações consistem em direcionar ações do poder público para a busca pela erradicação da miséria, a despoluição de rios, a edificação e aparelhamento de creches, promoção da coleta seletiva de lixo, redução da poluição, incentivo à abertura de ciclovias, fortalecimento do transporte público e outras.
Trata-se e uma plataforma inspirada nos compromissos de Aalborg, cidade dinamarquesa que firmou um pacto político de desenvolvimento sustentável e que logo se espalhou por 650 municípios europeus e que aos poucos vai ganhando outras partes do mundo.
“Nossa missão é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável”, destacou.
Da Assessoria
GERAL
Candidatos a prefeito da região Oeste se comprometem com sustentabilidade
Candidatos a prefeito, vice e a vereador das 52 cidades da área de abrangência da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) participaram nesta quinta-feira (09) em Foz do Iguaçu, de um evento que propagou os conceitos do Programa Cidades Sustentáveis. Trata-se de uma iniciativa promovida em parceria entre o Instituto Ethos, a Rede Nossa São Paulo e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis que apresentou aos postulantes de cargos públicos os indicadores de referências e as metas para a sustentabilidade.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade