A dissertação apresentada buscou analisar a qualificação profissional do programa ProJovem, e teve como objetivo avaliar sua eficácia. Conforme a acadêmica Juliane, por meio de suas pesquisas foi possível perceber que o programa não teve bons resultados. “Confrontado o objetivo com o resultado, chegamos à conclusão de que esta política pública não foi eficaz em números, já que mais de 400 pessoas iniciaram no ProJovem, mas apenas 60 o concluíram”, comenta.
Importante avaliação
Segundo o professor e orientador do Trabalho, Silvio Colognese, a importância básica deste estudo se refere à avaliação das Políticas Públicas. Ele explica que o Governo federal e o País, como um todo, vivem momento de intensificação das ações em termos das Políticas Públicas voltadas para as mais diversas áreas. “A avaliação da eficácia ou não destes trabalhos que vem sendo implantados, como é o caso do ProJovem, é da maior importância para verificar se os objetivos destas políticas públicas estão cumprindo seus objetivos”, ressalta.
A professora Valderice Rippel concorda que este tema foi bem escolhido. Ela conta que achou interessante e importante a ideia de Juliane fazer um trabalho sobre a inclusão do jovem no mercado de trabalho de Toledo. A docente explica que por meio desta dissertação, a acadêmica indica que, embora este programa tenha um objetivo no discurso, na prática, é outro. “Isso mostra que ao implantar uma Política Pública a fiscalização no decorrer do programa precisa ser maior, para que se possa usar de forma mais eficiente o dinheiro público”, afirma.
Participantes
Mestrandos e doutorandos também participaram da apresentação. Conforme a estudante Márcia Ribeiro a banca é um momento importante para o aluno porque é aqui que ele tem a oportunidade de mostrar o trabalho feito durante os dois anos decurso.
Ela destaca que os professores julgadores fizeram diversos questionamentos e apontamentos que ajudam no processo de adquirir o conhecimento. “Acredito que as observações são valiosas tanto para quem está sendo avaliado, quanto para os alunos que estão assistindo, pois os professores trazem diversas questões que vão nos ajudar no momento de conduzir e elaborar os trabalhos”, aponta Márcia.
Da Assessoria
GERAL
Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio aprova 100ª mestre
Com apresentação da dissertação denominada "Eficácia na qualificação profissional de jovens e o ProJovem urbano: o caso de Toledo - Paraná", Juliane Tramontini Bieger foi a 100ª acadêmica aprovada no mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, oferecido pelo Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
O trabalho foi defendido, na última quinta-feira (09), para banca examinadora formada pelo professor doutor Silvio Antônio Colognese, orientador da acadêmica, e pelos professores doutores Rosalvo Shütz e Valderice Cecília Limberger Rippel.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade