Img 3650

EDUCAÇÃO

Reunião com reitores debate primeiras ações das universidades estaduais

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, reuniu-se na quinta-feira (13) com os reitores das Universidades Estaduais do Paraná para discutir as primeiras ações que serão desenvolvidas nesta gestão. Foram dados os primeiros encaminhamentos para a criação de um Conselho de Reitores, que terá uma participação mais direta nas discussões dos assuntos que dizem respeito às universidades e ao ensino superior paranaense.

14/01/2011 - 15:37


O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, reuniu-se nesta quinta-feira (13) com os reitores das Universidades Estaduais do Paraná para discutir as primeiras ações que serão desenvolvidas nesta gestão. Foram dados os primeiros encaminhamentos para a criação de um Conselho de Reitores, que terá uma participação mais direta nas discussões dos assuntos que dizem respeito às universidades e ao ensino superior paranaense.

O secretário disse que foi proposta também a criação da Rede Estadual de Ensino Superior, para que as universidades passem a trabalhar de forma integrada. “Isso facilitará muito a relação entre as universidades, e delas com a Secretaria e com o Ministério da Educação. Também poderemos tratar sobre a estruturação e elaboração de projetos de ordem geral, que possam ser do interesse de todos”, afirmou.

Segundo ele, a criação da Rede Estadual de Educação facilitará a integração entre as instituições públicas de ensino do Estado e ajudará no desenvolvimento de ações planejadas de educação que possam atender melhor todas as regiões do Paraná. “Desta forma buscaremos uma melhor qualidade do ensino e dos índices de referência, como os do Inep”, avaliou Alípio.

Para a reitora em exercício da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Berenice Quinzani Jordão, esta primeira reunião foi positiva e uma importante troca de impressões sobre o papel das universidades estaduais no cenário do ensino superior paranaense e nacional.

Todos esses assuntos serão discutidos em um novo encontro que será realizado nas próximas semanas. Com isso será possível a criação de um Plano de Desenvolvimento da Educação Estadual com metas de curto, médio e longo prazo.

Também estava presente na reunião o deputado federal Alex Canziani.

Sem nome %281144 x 250 px%29