Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

Sistema gerenciador de banco de dados é tema de evento inédito em Cascavel

Está marcado para o próximo dia 23, a partir das 14h, o 1° Encontro Paranaense da Comunidade PostgreSQL, o PGDay, em Cascavel. A conferência, inédita no Paraná, pretende integrar estudantes da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com micro e pequenas empresas do setor. O PGDay tem como foco de estudo e capacitação o sistema de gerenciamento de dados gratuito mais avançado do mundo e tendência de utilização em diversos segmentos empresariais, o PostgreSQL.

13/08/2012 - 12:09


Segundo Vanderlei Kichel, empresário integrante do APL Iguassu-IT, arranjo produtivo local de TIC no oeste do Estado, uma das entidades organizadoras do evento, a ideia é compartilhar conhecimento sobre o sistema, tanto para profissionais que já o utilizam quanto para aqueles que não conhecem a ferramenta. "Escolhemos uma programação de palestras e minicursos que vai permitir conhecimentos iniciais, médios e avançados sobre o sistema", destaca.
Ainda de acordo com Kichel, podem participar do PGDay empresários, profissionais das empresas de TIC, estudantes e professores do setor. "A conferência aliou as necessidades de todos esses públicos em conhecer melhor sobre o PostgreSQL com os especialistas. Além disso, a troca de experiências entre os participantes vai contribuir para o mercado de TIC na região, uma vez que os estudantes, que são futuros profissionais da área, estarão mais integrados com o sistema."
São esperados para a conferência cerca de 400 pessoas de todo o Paraná. "O Sebrae/PR apoia os seis arranjos produtivos locais do setor no Estado. Somente o Iguassu-IT consiste em 60 empresas associadas de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Medianeira e Marechal Cândido Rondon. Um evento como esse fortalece o setor que já está em alta no Paraná pois, num cenário de 17 mil empresas brasileiras de TI e software, 3 mil são paranaenses", ressalta o consultor do Sebrae/PR, Edson Braga da Silva.
As palestras do PGDay acontecem no auditório da Universidade Paranaense (Unipar) - Campus Cascavel, que fica na Rua Rui Barbosa, no 611, e os minicursos no laboratório de informática da Universidade. As inscrições para a conferência custam R$ 20 (estudantes, professores e profissionais das empresas integradas ao Núcleo Setorial de Informática da ACIC e ao APL Iguassu IT) e R$ 30 (demais interessados). Mais informações podem ser acessadas no site www.pgday.org.br.
Realizam o evento o Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações da ACIC, APL Iguassu-IT, Sebrae/PR, a Fundetec, Seta Digital Sistemas Gerenciais, PGBR (conferência nacional PostgreSQL), Senai, Assespro-PR e Dextra; além das universidades Unipar, Unipan, Univel, Unioeste, FAG, UTFPR e UDC.

Programação
As inscrições para o 1° Encontro Paranaense da Comunidade PostgreSQL devem ser feitas antecipadamente pelo site do evento e no dia da conferência, se ainda houver vagas. O PGDay inicia no dia 23 de agosto, às 13h, com o credenciamento dos participantes. Às 14h, inicia-se a primeira palestra "Dojo de programação PL/pgSQL", com Diogo Biazus de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Na sequência, às 15 horas, o catarinense Dickson Guedes ministra a palestra intitulada "Estripando o Elefante - dividindo seus problemas em problemas menores"; e, às 16 horas, os participantes assistirão a lightning talks, que são palestras rápidas, de 5 a 15 minutos de duração, abertas a todos os participantes que quiserem expor casos de aplicação de uso ou demais explanações sobre o PostgreSQL.
Das 17h30 às 18h45 haverá uma pausa no evento para coffee break e bate-papo entre os inscritos. As palestras retornaram às 19h com Matheus Espanhol, de São Paulo, com "Escalabilidade horizontal com PostgreSQL 9.0 e Pgpool II", e finalizam com Fabio Telles, também de São Paulo, com o título "PostgreSQL - O elefante encouraçado", às 20h. Das 21h às 22h haverá discussões, em forma de mesa-redonda, sobre o mercado de serviços em PostgreSQL no Brasil.
Simultâneo às palestras, o PGDay oferecerá minicursos sobre os temas "Instalação e configuração de PostgreSQL", indicado a iniciantes do sistema; "PostGIS (georreferenciamento)", para todos os inscritos; e "PostgreSQL Tuning", para quem quer avançar o conhecimento da ferramenta.

Mercado
Recente pesquisa, realizada pelo Sebrae, mostrou crescimento do setor de tecnologia da informação e software como um todo, no Paraná. Um aumento médio de 10% entre 2008 e 2010. Já o subsetor específico de desenvolvimento de software registra um desempenho ainda mais elevado, de 42%. A amostra, feita com 604 empresas de todo o Estado e setores de TI, sendo 200 participantes dos Arranjos Produtivos Locais (APL), indicou que 70% do total são desenvolvedoras de software.
"O cenário é de otimismo. O mercado está propício para crescer ainda mais visto que a demanda pelo desenvolvimento de programas de computador é crescente e uma necessidade de empreendimentos de todo o setor. Para isso, a busca pelo associativismo, organização de grupos e qualificação coletiva é indispensável para empresas que querem alavancar, tornarem-se mais competitivas e com diferenciais de mercado", assinala Edson Braga, do Sebrae/PR.

Da Assessoria

Sem nome %28550 x 250 px%29
Casa de noticias 550x250p