De acordo com o diretor de Feiras e Eventos da Acit, Cézar Antônio Cesaro, o setor industrial tem uma dinâmica peculiar e necessita de tempo maior de preparação. “Temos trabalhado para aprimorar o evento e acreditamos que a realização a cada dois anos é o modelo ideal para que possa produzir resultados favoráveis”, comenta.
A tendência é de crescimento, com ampliação do número de expositores. Na primeira edição, em 2010, 28 expositores participaram da feira; em 2011, foram 48 empresas que expuseram suas marcas. Para 2013, a expectativa é contar com cerca de 60 empresas. “Embora o segmento esteja passando por dificuldades, em todo o país, Toledo apresenta um ritmo diferenciado. O empresário toledano é otimista, tem grande capacidade de superação e de empreender e na feira poderemos visualizar todo este potencial”, frisa o diretor.
O presidente da Acit, Edésio Reichert, acrescenta que objetivo é apresentar os setores industriais do município e da região, especialmente nos aspectos que agreguem crescimento no fator de tecnologia e automação. A evolução tecnológica é fundamental para a produção industrial, visando melhorar processos, ganhar eficiência e redução de custos. “O foco da Femai é muito interessante, porque praticamente não temos no Paraná um evento como este. Acreditamos que estamos no caminho certo, no sentido de contribuir para o desenvolvimento do setor industrial”, opina Reichert.
Potencial
Toledo se destaca como grande pólo industrial regional, com mais de 600 indústrias instaladas. Segundo o prefeito José Carlos Schiavinato, o município vive um momento ímpar de desenvolvimento e a Femai é uma demonstração da capacidade empreendedora do empresariado. “A feira mostra o desenvolvimento tecnológico e industrial de Toledo. O que se buscava fora, em produtos e tecnologias, hoje é comercializado daqui para todo o país e até para a América Latina. Um crescimento fantástico, que tem gerado grandes benefícios ao município e à sociedade de maneira geral”, destaca.
O deputado federal Dilceu Sperafico também ressalta que a Femai oportuniza um importante momento de divulgação das empresas toledanas. “A feira é uma ação inteligente, que dá oportunidade às empresas demonstrarem seu potencial. Temos orgulho de presenciar este crescimento e a certeza de que o sucesso será absoluto.”
O vereador Leoclides Bisognin, salienta a parceria da Câmara Municipal e acredita no êxito da feira. “Sabemos que é um grande desafio para a Acit organizar este evento, que visa trazer o desenvolvimento e acreditamos que novamente será muito bem sucedido.”
Para a diretora de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sandra Pinella, a Femai é muito relevante e proporciona o estreitamento do relacionamento da universidade com a comunidade local e regional. “O evento possibilita que os alunos conheçam o que a região oferece em tecnologia, o espaço para que possam desenvolver projetos, parcerias e até pensar em empreender”, diz.
Da Assessoria
GERAL
3ª Feira de Máquinas e Indústria é lançada na Acit
Com 13 meses de antecedência, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) dá a largada para a terceira edição da Feira de Máquinas, Automação e Indústria (Femai). O lançamento da feira e a abertura da comercialização dos estandes reuniu lideranças políticas e empresariais, parceiros e expositores, na terça-feira (14), na Acit. Após a segunda edição, realizada em 2011, a Femai passa a ter caráter bi-anual e está programada para os dias 19, 20 e 21 de setembro de 2013.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade