Ele explica que é preciso fazer uma campanha forte de combate à corrupção em longo prazo. Ele salienta que a mudança é algo cultural. “Hoje procurei apresentar aos estudantes um panorama da corrupção na política, dos desvios de verbas públicas e, principalmente, o objetivo é mostrar que a corrupção está presente nas ações do cotidiano e vida social da população”.
O promotor destaca algumas das formas de corrupção: furar fila do banco; pedir para alguém bater o ponto no trabalho; colar na prova, entre outras. “Estas ações são conhecidas pela população como o jeitinho brasileiro. Por sua vez, o jeitinho brasileiro é uma forma inconstitucional de corrupção. Ele sendo usado para o mal não serve para nada”.
Eleições
O promotor de justiça, Dr. Hugo Evo Magro Correa Urbano, esclarece que a corrupção do eleitor é a pior que existe. “É preciso votar em candidatos honestos e sérios com projetos exequíveis. O eleitor também não deve aceitar nenhum tipo de oferta de bens ou valores para votar no candidato e se acontecer deve denunciar ao MP”.
O promotor afirma que o eleitor não deve pedir ou aceitar dinheiro, bens, serviços ou quaisquer outras vantagens em troca de voto; não deve mudar o domicílio eleitoral para favorecer o candidato; não deve aceitar ou pedir cargo ou emprego público, entre outros. “O eleitor deve agir com responsabilidade tendo os seus objetivos pautados pelo agir correto, com disciplina e perserverança. Ele deve estudar e se informar sobre acontecimentos e problemas de suas cidades e, então decidir o seu voto”.
Mudanças
Para o promotor, o principal caminho para acabar com a corrupção é a educação. “Deve haver um combate efetivo, tanto na esfera penal quanto na civil (improbidade administrativa), mas a principal fonte para combater a corrupção é a educação. É não deixar que a pessoa se corrompa, ou seja, corrompida”.
O Dr. Hugo ao ser questionado o que ele tem haver com a corrupção respondeu que tem tudo haver, porque trabalha diariamente em seu combate. “Na vida social, o promotor de justiça deve carregar os valores éticos, agir corretamente e transmitir para a sociedade. O MP – na esfera extrajudicial – é um agente de transformação social e por meio da educação o MP consegue fazer isto”.
GERAL
Educação é a principal forma de combater a corrupção, afirma promotor de justiça
O que você tem a ver com a corrupção? Este foi o questionamento do promotor de justiça de Toledo, Dr. Hugo Evo Magro Correa Urbano, para aproximadamente 200 estudantes do Colégio Estadual Dario Vellozo. Nesta terça-feira, dia 14 de agosto, o promotor proferiu uma palestra sobre a corrupção em diversos segmentos, mas principalmente na política. O tema faz parte do "Movimento Paraná Sem Corrupção", inspirado no movimento nacional. Atualmente, o Brasil tem um mau desempenho no relatório do Índice de Percepção de Corrupção da ONG Transparência Internacional. Em uma escala que vai de zero (países vistos como muito corruptos) a dez (considerados bem pouco corruptos) e ficou em 73º em um ranking de 180 países avaliados. Os países Uruguai e Chile aparecem em 22º e 25º respectivamente.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
- 4Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


