Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Exposição vai tratar do olhar e do trabalho feminino da colonização

O Museu Histórico Willy Barth e a Secretaria de Atendimento à mulher vão realizar a partir do mês de março uma exposição voltada à mulher pioneira e que ajudou a construir a história do município de Toledo. O mês de inicio coincide com datas como o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, e a chegada dos primeiros desbravadores, em 27 de março de 1946.

15/01/2011 - 09:42


A exposição ainda não está totalmente definida, mas deverá contar com relíquias e objetos inéditos que estão sendo buscados e catalogados pela equipe do Museu e da Secretaria. A exposição deve ficar em evidência por pelo menos seis meses. Segundo a diretora do Museu, Lurdes Barbieri, o trabalho tem formatação inédita e deverá impressionar.

Parte do acervo será do próprio Museu, mas pede-se para que quem tenha pequenos objetos e fotos antigos que contem um pouco desta história, do olhar feminino da colonização, e queiram doar, que o façam diretamente no Museu. “Esta será outra forma de contar a colonização, de todo o trabalho desenvolvido pelas mulheres e que muitas vezes deixou de ser contado. Do que elas fizeram pelo desenvolvimento deste município desde a alimentação, o cuidado com a casa, com os filhos até o lazer e a cultura. As pessoas que visitarem o Museu vão gostar, será um trabalho intenso para deixá-la pronta, mas será bastante especial”, conta a diretora.

Saiba mais sobre a exposição numa entrevista em vídeo aqui na Casa de Notícias.

 

Onde é

 

O Museu fica aberto de segunda a sexta-feira em horário comercial e está localizado no segundo piso do prédio da Biblioteca Pública, ao lado  da Praça Willy Barth.

Enquanto esta exposição não está pronta, outra pode ser visitada, a que conta em linhas gerais a história da colonização de Toledo.

Sem nome %281144 x 250 px%29