Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Oficina ensina gestores a utilizar recursos próprios com criatividade

Recursos próprios são escassos, porém são deles que provêm a maior parte das receitas de uma prefeitura. Maximizar seu uso, fazendo com que a criatividade prevaleça na hora da liberação das despesas, foi a tônica de uma oficina realizada nesta quarta-feira (15) na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel. A iniciativa partiu da CNM (Confederação nacional dos Municípios), com apoio da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e Amop.

15/08/2012 - 14:29


De acordo com Roberto Meneghini, membro do Departamento de Relações Institucionais da CNM, o público-alvo foi composto por secretários de Finanças das 52 prefeituras da área de abrangência da Amop, contadores e demais servidores da área tributária.
“Tivemos uma receptividade muito boa, o que indica que não apenas repassamos conhecimentos, mas aprendemos muito, especialmente com o nível dos questionamentos dos servidores públicos desta região e com o avanço que a condução da gestão pública tem experimentado na região Oeste”, destacou.
A definição de recursos próprios, segundo a CNM, diz respeito a fontes de recursos provenientes de repasses como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), FPM (Fundo de Participação dos Municípios, royalties, ISS (Imposto Sobre Serviços)-Cartão, ISS-Leasing, ITR (Imposto Territorial Rural), Microempreendedor Individual e Simples Nacional.
Os palestrantes foram Eudes Sippel, consultor da CNM, com o tema Royalties, ISS-Cartão e ISS-Leasing; Wesley Rocha, consultor da CNM, com o tema ISS Leasing e Simples Nacional e Thalyta Cedro Alves, funcionária da CNM, com os tópicos ITR, Micro Empreendedor Individual e Simples Nacional.

Da Assessoria

2web banner 550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29