De acordo com Roberto Meneghini, membro do Departamento de Relações Institucionais da CNM, o público-alvo foi composto por secretários de Finanças das 52 prefeituras da área de abrangência da Amop, contadores e demais servidores da área tributária.
“Tivemos uma receptividade muito boa, o que indica que não apenas repassamos conhecimentos, mas aprendemos muito, especialmente com o nível dos questionamentos dos servidores públicos desta região e com o avanço que a condução da gestão pública tem experimentado na região Oeste”, destacou.
A definição de recursos próprios, segundo a CNM, diz respeito a fontes de recursos provenientes de repasses como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), FPM (Fundo de Participação dos Municípios, royalties, ISS (Imposto Sobre Serviços)-Cartão, ISS-Leasing, ITR (Imposto Territorial Rural), Microempreendedor Individual e Simples Nacional.
Os palestrantes foram Eudes Sippel, consultor da CNM, com o tema Royalties, ISS-Cartão e ISS-Leasing; Wesley Rocha, consultor da CNM, com o tema ISS Leasing e Simples Nacional e Thalyta Cedro Alves, funcionária da CNM, com os tópicos ITR, Micro Empreendedor Individual e Simples Nacional.
Da Assessoria
GERAL
Oficina ensina gestores a utilizar recursos próprios com criatividade
Recursos próprios são escassos, porém são deles que provêm a maior parte das receitas de uma prefeitura. Maximizar seu uso, fazendo com que a criatividade prevaleça na hora da liberação das despesas, foi a tônica de uma oficina realizada nesta quarta-feira (15) na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel. A iniciativa partiu da CNM (Confederação nacional dos Municípios), com apoio da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e Amop.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade