Img 3650

GERAL

Programação de atividades do Banco de Sangue é concluída até o início do próximo mês

Em janeiro, a equipe do Banco de Sangue de Toledo está fazendo um planejamento das atividades a serem realizadas neste ano, principalmente as coletas externas. A programação de atividades deve ser encerrada até o início do próximo mês. O coordenador do Banco de Sangue, Wagner Raphael Pagliari Zanardo lembra que nas sextas-feiras não há coletas, porque a equipe visita outros Municípios com a unidade móvel. O objetivo é auxiliar os munícipes que querem doar sangue, porém não tem condições de vir ao Município. O Banco de Sangue atende os Municípios que compõe a 20ª Regional de Saúde de Toledo.

15/01/2011 - 10:15


Participação
O coordenador do Banco de Sangue comenta que, neste ano, a equipe pretende realizar atividades de conscientização com a população para aumentar o número de voluntários. Atualmente, as pessoas participam somente na reposição do sangue. “É preciso trazer mais doadores para o banco e ter material disponível nos estoques para atender toda a comunidade”.
Horário
Neste mês, a equipe do Banco de Sangue está com um horário diferenciado no atendimento em virtude do período de férias de alguns profissionais. Das 8h às 11h são realizados os cadastros para doação de sangue. No período da tarde, segue o trabalho administrativo, das 13h30 às 17h30. O funcionamento do Banco de Sangue é realizado durante todos os dias da semana. As coletas são realizadas de segunda a quinta-feira.
Estoque
Em janeiro – período de férias – aumentou a demanda de atendimento do Banco de Sangue, devido a procura de cirurgias eletivas, porém diminuem os doadores. “Neste momento, todos os tipos de sangue são bem vindos. No entanto, a urgência é sempre para o tipo ‘O’ negativo, mas por enquanto estamos com um estoque bom”.
Doador
Zanardo cita algumas condições básicas para ser um (a) doador (a) de sangue, como: ter entre 18 a 60 anos de idade; estar em boas condições de saúde; não deve estar com alergia; não ter tomado vacina no último mês; estar bem alimentado no momento da doação; apresentar documento de identificação original com foto (RG, carteira de trabalho, de motorista ou profissional); não ter tido hepatite após os dez anos; ser portador do vírus HIV, sífilis ou doenças transmissíveis pelo sangue e, peso igual ou superior a 50 quilos.
Importância
O coordenador do Banco de Sangue afirma que doar sangue não doi. “Muitas pessoas tem medo devido o tamanho da agulha, mas isto é um mito, pois não é uma dor excessiva que impeça a doação. Algumas pessoas se surpreendem quando doam sangue, porque acreditavam que a dor era permanente”. Zanardo lembra que uma pessoa pode salvar até mais de uma vida, porque uma bolsa de sangue é fracionada e pode servir até quatro pessoas.
Desafios
Para o coordenador do Banco de Sangue, o principal desafio, neste ano, é superar o número de coletas no ano passado. Em 2010, totalizou 6 mil coletas. Em 2009, foram aproximadamente 5500. “Sabemos que temos algumas limitações estruturais de recursos humanos, porém estamos tentando disponibilizar métodos e horários para melhorar as coletas e, sempre contando com o apoio das associações e da comunidade em geral”.

Sem nome %281144 x 250 px%29