O Ideb, através do seu portal na Internet (www.portalideb.com.br) de fácil entendimento, ajuda a traçar um perfil de todas as escolas públicas, municipais e estaduais do país. De acordo com os dados, o índice para os primeiros anos (1ª à 4ª ano) de 6,4 está 14% acima da meta estipulada para 2011, que seria de 5,6. Esta nota é o resultado do índice de proficiência - que indica o aprendizado adquirido pelos alunos através da Prova Brasil - de 6.78, considerado adequada. E o fluxo - a taxa de aprovação em cada série - que é de 0.94, descrito no site como razoável. A melhor nota dentre as escolas nesse primeiro nível foi de 7.9. Enquanto a pior foi de 5.0 pontos.
A preocupação começa nos anos finais do ensino fundamental, de 5ª à 8ª. Todas as escolas de ensino público de Toledo deste período apresentam notas inferiores a seis. O índice Ideb para essas escolas é de 4.4, e apesar de estar acima da meta estipulada para 2011, que era de 4.1, teve um rendimento pior ao ano de 2009, quando o índice foi de 4.6. Quanto ao fluxo, a 5ª série apresentou o pior índice. Enquanto que em 2009, 83% dos alunos passaram de ano, em 2011, apenas 74.7% dos estudantes conseguiram avançar à 6ª série. Nas outras séries (6ª, 7ª e 8ª) os índices de aprovação foram relativamente próximos, sendo que nenhuma das turmas conseguiu superar 2009. A média de aprovados em 2011 ficou em 79%, pior ao de 2009, que registrou 81%.
Na variável proficiência (avaliação Prova Brasil), os alunos de 5ª à 8ª séries de 2011 mantiveram a mesma nota em relação a turma de 2009, 5.5. Em 2011, os alunos da cidade de 5ª à 8ª fizeram 272.23 pontos em matemática, contra 268.89 em 2009. Ou seja, uma melhora. Porém em português houve uma piora, 260.53 pontos em 2011 contra 263,83 pontos em 2009.
Quadro em Toledo é comparável ao paranaense
Se em Toledo os primeiros anos do ensino fundamental da mostras que está melhorando, no Estado, o quadro é parecido. A educação nas séries de 1ª a 4ª teve uma melhora do índice Ideb de 5.4 (em 2009) para 5.6 (em 2011). Porém, enquanto Toledo decresceu em matéria de ensino público nos últimos anos do ensino fundamental (5ª à 8ª), o Estado manteve o mesmo índice de 4.3.
No Brasil, a nota dos anos iniciais do ensino fundamental foi cinco, a meta estipulada era 4,6, que já havia sido alcançada em 2009. O grande objetivo é alcançar a nota seis em 2021.
Por Maurício de Olinda
EDUCAÇÃO
Ideb: Ensino público fundamental perde qualidade no decorrer das séries em Toledo
Toledo vive duas situações antagônicas no que toca a evolução das escolas públicas do ensino fundamental. É isso que demonstra o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgado na madrugada de terça-feira (14). O Ideb é um indicador que avalia a condição da educação básica no país através de dois critérios: Porcentagem de aprovação dos alunos nas séries e aprendizado dos estudantes, que é avaliado por meio de testes (Prova Brasil) em matemática e português. Enquanto a maioria das 28 escolas de 1ª à 4ª séries apresentam notas superiores a seis (que indica um sistema superior de qualidade) e variações positivas em relação a última amostragem (2009). Todas as 20 escolas de 5ª à 8ª séries tiveram notas abaixo de seis. O dado é revelado a cada dois anos.
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