1144x150 %284%29

PECUÁRIA

Suinocultura: Principal segmento do PIB agropecuário em Toledo um excelente 2010, diz assessor técnico

Conforme o previsto e adiantado pela Casa de Noticias nesta semana, a suinocultura brasileira – e claro local – fechou o ano de 2010 com dados bastante positivos, comparado a períodos anteriores e o que se esperava pelo setor depois de uma crise econômica mundial. O segmento, que vive em ciclos inconstantes e que vez ou outra mergulha em crises, passa por um bom momento e que segundo o assessor técnico da Associação Municipal dos Suinocultores, Leoclides Bisognin, deve se manter em 2011.

15/01/2011 - 10:30


Isso deve se confirmar mesmo com o preço de insumos básico para alimentação animal estar nas alturas, como o caso do milho e do farelo de soja. O que significa que a conta vai ser paga pelo consumidor, uma tendência quase que natural de novos aumentos no preço da carne.

Comparado os anos de 2009 e 2010, o Brasil exportou 10% menos ano passado, porém, em volumes financeiros em dólar, o crescimento foi de 10% o que gerou uma espécie de compensação, mesmo que o dólar estivesse cotado menos ano passado do que no período anterior.

Quando o assunto é o consumo interno, Bisognin lembra que ele se manteve em 2010 com uma pequena evolução o que também pode ser considerado positivo.

Estes dados influenciam de modo considerável na economia local. Hoje aproximadamente 33% do PIB agropecuário em Toledo vêm da suinocultura. Isso rende ao município o status de terceiro maior produtor de suínos do país, ficando atrás apenas de Uberlândia-MG e Concórdia-SC. Atualmente existe em Toledo, em se tratando de rebanho estático, entre 450 e 480 mil cabeças de suíno, o que representa quatro animais para cada habitante. “A economia agrícola de Toledo depende necessariamente da suinocultura, por isso, uma crise ou qualquer outra ação reflete em cheio na nossa economia”, lembra o assessor.

A avaliação completa e as perspectivas para o mercado interno e externo para o setor podem ser acompanhadas numa reportagem completa em vídeo aqui na Casa de Notícias.

Sem nome %281144 x 250 px%29