Para tanto, os professores doutores Camilo Freddy Mendoza Morejon, coordenador do Projeto Pró-Natureza Limpa do curso de Engenharia Química e Affonso Celso Gonçalves Júnior, do Centro de Ciências Agrárias, do Campus de Marechal Cândido Rondon, atenderam convite nesta semana do empresário Leonardo Villela, diretor da Mahal Internacional, com sede em Campinas (SP), quando retomaram assunto relacionado com projetos na área ambiental para os países do Oriente Médio.
O início das conversações com a empresa Mahal se deu no ano passado, oportunidade que a Unioeste foi convidada, por meio do Projeto Pró-Natureza Limpa, a integrar equipe para visitar Abu-Dhabi onde seriam apresentados projetos na área ambiental, mas que por motivos burocráticos, não foi possível atender o convite.
O encontro, de acordo com o professor Camilo Morejon, foi produtivo. “Conseguimos traçar algumas estratégias em torno do assunto ambiental, foi-nos pedido alguns estudos técnicos preliminares e na próxima reunião, com data a ser definida, poderemos discutir em torno de fatos mais concretos”, avalia. Para o professor Affonso Gonçalves, a Unioeste está com grande chance de contribuir com a solução dos problemas ambientais dos países do Oriente Médio.
Natureza Limpa
O projeto Pró-Natureza Limpa, que tem na sua equipe professores e alunos dos cursos de Engenharia Química, Química, Economia e de Ciências Agrárias, surgiu em 2002. O projeto, que tem caráter permanente e contempla atividades de pesquisa e extensão tecnológica na área ambiental e na forma de estudos de caso, são trabalhados em nível de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, com e sem financiamento.
O objetivo geral do projeto é contribuir de forma direta com a mitigação da problemática ambiental causada pela crescente geração de resíduos provenientes de diversas fontes e, indiretamente, propiciar o desenvolvimento, tecnológico, econômico e social da região de abrangência do projeto, justificando assim, o caráter interdisciplinar e multidisciplinar.
Especificamente o projeto objetiva o monitoramento e identificação do potencial de geração de resíduos das diversas atividades; a caracterização qualitativa e quantitativa dos resíduos visando a identificação do valor comercial/industrial que podem apresentar os resíduos; a prospecção tecnológica para proposição, desenvolvimento de tecnologia para tratamento e industrialização de resíduos e; a avaliação das condições do mercado visando a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de novos empreendimentos econômicos e sociais.
Os principais resultados são na área de inovação com 14 produtos tecnológicos, 10 pedidos de patente, 1 carta patente concedida e a transferência/licenciamento (nos moldes da lei de inovação) de 9 produtos tecnológicos.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Unioeste poderá desenvolver projetos ambientais em países do Oriente Médio
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná está sendo chamada para contribuir com a solução dos problemas ambientais dos países do Oriente Médio, por meio do Projeto Pró-Natureza Limpa, desenvolvido no Campus de Toledo da Unioeste. O Projeto chamou a atenção da empresa Mahal Internacional por estar relacionado com a gestão, tratamento e aproveitamento dos resíduos sólidos urbanos, que também são problemas nos países do Oriente Médio.
Mais lidas
- 1No Paraná, BB renegocia mais de R$ 700 milhões em dívidas no âmbito do Desenrola
- 2Agosto Dourado: Hoesp reforça a importância da doação de leite materno para recém-nascidos
- 3Sicredi Progresso completa 45 anos com forte expansão e impacto nas regiões de atuação
- 4Justiça Eleitoral altera local de votação para 12 seções em Toledo
- 5Sicredi Progresso chega aos 45 anos com crescimento, proximidade e impacto social
Últimas notícias
- 1Cultura: um ano de Fábrica do Hip Hop
- 2Ideb da rede municipal de Toledo atinge 6,9 e bate recorde histórico
- 3Sicredi Progresso realiza Encontro Semestral online
- 4Prefeitura abre processo seletivo para estagiários de níveis técnico e superior
- 5Sesc PR lança 11ª edição de coletânea de contos com autores paranaenses



