“O objetivo principal do programa é proporcionar uma ferramenta de mudança social, de percepção de valores, e de mudança no cotidiano”, explicou o coordenador estadual do Parque Escola, Harvey Frederico Schlenker. Para ele, a parceria entre o trabalho educacional realizado pela SEED e o trabalho realizado nos parques, somado à experiência na conservação ambiental do IAP, podem ser a fórmula para uma transformação socioambiental. “A ideia é que os alunos possam ser os principais precursores dessa mudança, dessa nova visão. Nós temos que traduzir isso não só ambientalmente, mas socialmente, atingindo as escolas, as famílias e o meio. Porque se você formar um indivíduo socialmente melhor ele terá espaço em seu coração, dentro da sua percepção, para ver o meio ambiente de uma maneira mais sustentável”, afirmou o coordenador.
Na Regional de Toledo, o programa prevê atender ainda neste ano, 5.480 alunos, dos 6º e 7º anos. Eles visitarão os parques e unidades de conservação, acompanhados e orientados por seus professores. “A nossa expectativa com o programa é promover a educação ambiental, já que ela faz parte do currículo escolar em todas as disciplinas e modalidades de ensino. Os professores terão a oportunidade de trabalhar na prática o que os alunos já estudaram na teoria de sala de aula o que é de grande relevância para o aprendizado”, disse a responsável pelo Parque Escola no NRE Toledo, Cristina Janjar.
Os encontros de formação com os professores, foram realizados na última terça-feira (14), no Parque Estadual de São Camilo, no município de Palotina, e na quarta-feira (15), na Reserva Florestal Cabeça do Cachorro, em São Pedro do Iguaçu. Os professores tiveram palestras com técnicos do IAP e da Equipe de Educação Básica do NRE, além de percorrerem as trilhas ecológicas que serão visitadas pelos alunos.
A professora da disciplina de ciências, Daniele Aparecida Gatto, aprovou a iniciativa. “Nos parques os alunos conseguem ter essa sensação de contato com a natureza, de entender a vida de uma forma diferente aqui dentro”, opinou, “Eu como professora de ciências, penso em quantas aulas posso dar aqui, explicando conceitos de solo, vegetação, preservação, diferença de clima, fauna, flora, e muitas outras”, completou a professora.
As atividades do Programa Parque Escola estão previstas para começar já neste mês de agosto. Participarão 44 escolas, dos municípios de Maripá, Nova Santa Rosa, Palotina, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, São José das Palmeiras e Toledo. As visitas ao Parque São Camilo e à Reserva Florestal Cabeça do Cachorro acontecerão todas terças e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
NRE Toledo e IAP iniciam ações do Programa Parque Escola
O Núcleo Regional de Educação de Toledo e o Instituto Ambiental do Paraná – IAP realizaram no início desta semana um encontro de formação com aproximadamente 70 professores, que irão atuar no Programa Parque Escola. O Programa é uma iniciativa das Secretarias Estaduais da Educação (SEED) e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) e tem como principal objetivo promover ações educativas nas Unidades de Conservação do Paraná, de forma a aprimorar, através da experiência vivida, a sensibilização ambiental dos alunos, melhorando a relação do homem com a natureza.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade