Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Saúde fará plantão neste sábado para campanha nacional de vacinas

Os postos de saúde de Toledo vão abrir em horário especial neste sábado, 18, durante a campanha nacional de atualização do calendário básico de vacinas das crianças. Neste dia, todas as crianças que estiverem com vacinas em atraso deverão completar o esquema, para que o Ministério da Saúde implante um novo sistema de vacinação. Pelo novo calendário, duas novas vacinas serão introduzidas, substituindo outras existentes.

16/08/2012 - 14:13


“O Ministério da Saúde vai introduzir a vacina da pólio inativada, contra a paralisia infantil, e a pentavalente, substituindo a tetravalente. Por isso é importante que todas as crianças estejam com seu esquema de vacinação em dia”, explica a enfermeira Carmem Garbin, do setor de Vigilância Epidemiológica.
Neste sábado, os postos de saúde da área urbana vão atender das 8h às 17h, sem intervalo ao meio dia, e os do interior, com exceção de Vila Nova e Novo Sarandi, das 8h às 13h. “Os postos de Vila Nova e de Novo Sarandi vão funcionar no mesmo horário dos da cidade – das 8h às 17h – em função do fluxo maior de usuários”, explica Carmem. Ela ressalta que é importante que os pais confiram o cartão de vacinação da criança, verifiquem se há alguma vacina em atraso e procure o posto de saúde mais próximo para regularizar eventual vacina pendente.
Aproveitando o plantão deste sábado, o município também aplicará a vacina Influenza, contra a gripe, para crianças até sete anos de idade, gestantes, idosos, doentes crônicos e imunodeprimidos. Nesta semana, aproveitando um novo estoque de vacinas encaminhado pelo Ministério da Saúde e a baixa procura por crianças até cinco anos de idade, o município estendeu a campanha para crianças com até sete anos de idade.
Todas as unidades estão preparadas para atender a população, com suas equipes de vacinação. É importante que os pais ou responsáveis levem junto a carteira de vacinação, mas isso não deve ser impedimento para aplicar a vacina. “os que não tiverem a carteira de vacinação também podem procurar os postos de saúde. O importante é que a criança receba a dose correspondente, conforme o esquema vacinal”, completa Carmem.

Da Assessoria - Toledo

550x250px
2web banner 550x250px