Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EDUCAÇÃO

Em semana de reflexões sobre o Ideb, secretário de Educação visita Toledo

O Vice-Governador do Paraná e secretário de Educação do Estado, Flávio Arns, esteve nesta sexta-feira (17) em Toledo, para a abertura da segunda fase dos Jogos Escolares do Paraná. Para as competições, a cidade deverá receber cerca de 5 mil atletas de diferentes modalidades. Aproveitando a ocasião, a reportagem da Casa de Notícias entrevistou o Secretário. Além dos jogos, Arns falou sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e investimentos do Governo do Estado em reformas de escolas públicas.

17/08/2012 - 15:58


Ideb
O Índice que leva em conta dois critérios - fluidez escolar (taxa de aprovação e reprovação dos alunos na rede pública através das séries) e o aprendizado (avaliado por um teste organizado pelo Ministério da Educação chamado prova Brasil - foi o principal assunto desta semana, no que tange políticas para a educação de base no País. Para a Casa de Notícias, o secretário deixou claro que não gostou do resultado do Ideb para o Estado. O Índice é divulgado a cada dois anos, e serve de parâmetro para avaliar a qualidade das escolas do ensino fundamental e médio. A média do Estado decaiu de 4.6 em 2009, para 4.4 em 2011. "Nós queremos melhorar e melhorar bastante. As médias não nos agradaram. Quero deixar bem claro isso. Nós podemos e devemos melhorar", garantiu.
Para Arns, alguns pontos positivos, como a queda na evasão escolar pode ser comemorado. Apesar das reprovações terem aumentado. "Quando você pensa no Estado, a nota do ensino fundamental no português se manteve estável, na matemática aumentou. Nós já temos mais reprovações nas séries finais do ensino fundamental e menos evasão, e isso é interessante", avaliou.
Sobre o porquê das notas nas séries iniciais serem maiores que nas séries finais, um dos motivos, segundo o Secretário, pode ser um relaxamento dos pais no acompanhamento dos estudantes. "Chega em uma certa faixa etária que a própria família acha que a responsabilidade pela educação não é tanto mais dela, porque os alunos não são mais pequenos (como nas séries iniciais). Por isso, os pais ficam já mais afastados do ensino fundamental final e do ensino médio", analisa.
O secretário garantiu que uma ampla discussão será feita sobre os resultados do Ideb, já a partir de setembro. "Nós precisamos pensar algumas coisas. No ensino médio, por exemplo, os alunos que fizeram o Ideb, são aqueles alunos que entraram em 2009, 2010, 2011. Fizeram a prova um ano atrás. Além disso, houve uma redução no período da carga horária no português e na matemática, de quatro aulas por semana para três e até duas aulas. Então temos que discutir a carga horária, além da questão da reprovação, que queremos baixar. Também a evasão escolar que é um ponto importante", frisou.
Questionamos o secretário sobre sua opinião a respeito da política de premiar escolas, que conseguiram bons resultados na avaliação nacional. Em Toledo, existe uma premiação, ordenada inclusive por uma Lei Municipal que entrou em vigor no ano passado, que dá aos funcionários da escola que obteve a melhor nota entre as escolas municipais, um 14º salário em dezembro. A segunda colocada, garante para os seus funcionários uma bonificação em dinheiro, relativa a 80% do salário também a ser pago em dezembro.
Para Arns, cada município tem a sua política para incentivar as escolas, mas ele entende que é mais importante incentivar as escolas a melhorar seus próprios índices. "Nem sempre a maior pontuação significa o maior avanço. É claro que nós queremos uma boa pontuação, mas, por exemplo, nós temos uma escola na favela, lá em Curitiba, que foi transformada em escola em período integral, e a aprovação subiu de 60% para 80%, enquanto que a evasão caiu de 10% para 1%. E o Ideb dessa escola é de 3.8. Então essa escola no meu ponto de vista, em função da comparação com ela própria, merece um prêmio", comentou.
Verbas
Duas escolas devem receber verbas para obras em suas dependências. O Colégio Estadual Attilio Fontana, na Vila Pioneiro e, o Colégio Estadual Castelo Branco (Premen). No primeiro, uma reforma no colégio foi solicitada. Segundo Arns, houve um problema judicial com os rapasses de verbas, então, cada escola está sendo tratada individualmente. "Até R$ 150 mil nós estamos repassando para as escolas fazerem suas obras independentemente". No Premen, um anfiteatro será construído.
Jogos
A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares acontece nesta sexta-feira, às 19h, no Ginásio Alcides Pan. Os atletas que participarão dos Jogos ficarão alojados em 34 escolas municipais e estaduais na cidade. As disputas serão nos principais ginásios, campos de futebol, complexo esportivo 14 de Dezembro - com provas de natação e atletismo, centro de treinamentos da Ginástica Ritmica e clubes sociais. A entrada para os jogos é gratuita.

Por Maurício de Olinda

2web banner 550x250px
Casa de noticias 550x250p