Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

AMBIENTE

Empresa entrega documento complementar do Plano de Arborização para Promotoria

O Plano de Arborização do Município de Toledo foi apresentado para a população e as lideranças no dia 20 de julho. O estudo foi realizado pela empresa Ambiental Costa Oeste Projetos Técnicos e Consultorias. Na ocasião, o Ministério Público questionou a abrangência do laudo mostrado. Segundo o promotor de justiça, Giovani Ferri, a cláusula primeira do Termo de Ajustamento e Conduto (TAC) - firmado entre a Promotoria de Justiça e a prefeitura - do plano de arborização mediante georreferenciamento e diagnóstico completo da arborização urbana da cidade. No entanto, o primeiro documento não contemplava todos os bairros, faltando: Bressan, Tocantins, Pinheirinho, Parizotto e Independência. Fato que desagradou o Promotor. Com isso, Ferri recomendou que a empresa complementasse o documento. Nas últimas semanas a empresa entregou o novo catálogo.

18/08/2012 - 14:56


O promotor de justiça, Giovani Ferri, lembra que a discussão da implantação do Plano de Arborização iniciou no ano passado e o estudo foi finalizado neste ano. De acordo com o estudo, o Município deve ter aproximadamente 80 mil árvores.“A empresa não havia mapeado alguns bairros e, nesta audiência, requisitei a complementação do estudo. Em um primeiro momento a empresa quis argumentar, mas já recebemos a complementação do Plano”.
Ferri salienta que este complemento era necessário e no contrário ele não iria aceitá-lo. “A empresa recebeu R$ 88 mil para realizar este plano. Ela foi muito bem paga e queríamos o mapeamento completo da cidade. Quando falamos em plano de arborização, nós precisamos de um diagnóstico detalhado, completo e agora está feito”. O promotor destaca que os bairros que não constavam no Plano são relativamente importantes para a cidade.
Ele pondera que o documento será encaminhado para a Câmara de Vereadores e a implementação é imediata a partir de aprovada. “A nossa exigência foi a elaboração de um Plano com uma visão para 20 anos. Também não permitiremos cortes abruptos e vai haver a susbtituição e a padronização das árvores”.

Anuncio gene 2