Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Foz vai sediar o II Simpósio Internacional sobre gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais

O Simpósio acontece entre os dias 15 e 17 de março, em Foz do Iguaçu e vai debater três grandes eixos: Agricultura, Pecuária e Agroindústria. Os trabalhos devem se desenvolver sobre três painéis com pesquisadores da Embrapa, importantes Universidades de todo o país e representantes do governo. O Simpósio terá diversas apresentações de estudos e experimentos.

17/01/2011 - 08:01


De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do congresso, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Airton Kunz, e do coordenador local Prof. Silvio Sampaio, a expectativa em relação ao evento é muito grande em função do evento contemplar os resíduos de toda agropecuária (dentro e fora da porteira) permitindo a troca de experiências entre os vários atores das diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Além de discutir os temas ambientais para a sustentabilidade das produções agropecuária e agroindustrial no futuro, o evento tem como objetivos incentivar a apresentação de pesquisas e discussões científicas, fomentar o estabelecimento de parcerias entre os participantes internalizando a temática do gerenciamento dos resíduos nas cadeias produtivas e sensibilizar a sociedade para a importância do tema.

Programação

No eixo da agricultura serão discutidos: Uso sustentável de resíduos orgânicos em solos agrícolas; Resíduos de pesticidas no ambiente; Impacto nos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. No eixo pecuária serão tratados os Sistemas de tratamento de resíduos; Uso dos resíduos da produção animal como fertilizante; Geração de energia; Emissão de gases nas atividades pecuárias. Na agroindústria Gerenciamento de resíduos da agroindústria; Sistemas de tratamento e disposição de resíduos; Geração de energia; Valorização dos resíduos da agroindustrial.

No Painel - Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial o moderador é o Professor  Dr. Jorge de Lucas - Unesp/Jaboticabal e debatedores são  os professores doutores  Marcos Heil Costa – Universidade Federal de Viçosa e  Giampaolo Queiroz Pellegrino – Embrapa Informática Agropecuária. No Painel  Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial o mediador é  Marcelo Miele - Embrapa Suínos e Aves e o debatedor  é o  professor Dr. Ademar Ribeiro Romeiro - Instituto de Economia/UNICAMP. E no Painel Legislação Ambiental e Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial o mediador é  Julio C. P. Palhares - Embrapa Suínos e Avese os debatedores são a Dra. Mirian Medeiros da Silva do Gabinete de segurança institucional Presidência da Republica e o Dr. Carlos T. J. H. Irigaray - Procurador do Estado de Mato Grosso/UFMT

O Simpósio que é promovido pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA) e conta com a co-promoção da Embrapa, representada por duas unidades decentralizadas: a Suínos e Aves (Concórdia/SC) e Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (Apta).

A programação completa está disponível no site da SINGERA.

Sem nome %281144 x 250 px%29