1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Sadia seleciona novas ginastas para a equipe

As crianças que compareceram foram classificadas de acordo com a idade e avaliação física e motora para os diversos níveis de rendimento

02/03/2015 - 14:39


Ao todo, 53 meninas entre candidatas de Toledo e de municípios vizinhos, participaram da Clínica Sadia de Ginástica, realizada na quinta-feira, 26, durante todo o dia, no ginásio do Sesi, Centro de Treinamento de GR. As crianças que compareceram foram classificadas de acordo com a idade e avaliação física e motora para os diversos níveis de rendimento. Do total, 33 crianças foram para o nível IV, 14 para o nível III, 3 para o nível II e 3 para o infantil. No nível IV, as crianças têm atividades uma hora por dia, duas vezes por semana, no nível III, três vezes por semana, duas horas por dia, e no nível II, cinco vezes por semana três horas por dia. No nível I e infantil, seis vezes por semana, cinco horas por dia.

A maioria das participantes era de Toledo. Também participaram da clínica de ginástica integrantes de São Pedro do Iguaçu, Guaíra e Jesuítas. “Foi uma participação excelente e encontramos meninas com um potencial muito bom. Agora é lapidá-las”, destacou a técnica Anita Klemann. Segundo ela, o mais importante entre as futuras atletas é o interesse. “O que a gente mais observa e o interesse da criança. Se ela tem vontade, a técnica vem depois, com muito treino, dedicação e disciplina”, ressaltou. A seleção de novas atletas será feita anualmente, visando a renovação da equipe.

A professora de Ginástica Rítmica de São Pedro do Iguaçu, Daiane dos Santos, ficou muito feliz com a convocação de quatro das suas atletas para treinar em Toledo. Em função da idade, elas foram selecionadas para os níveis II e III. “É uma oportunidade muito importante para elas. Ainda não temos em São Pedro o mesmo nível técnico que em Toledo. Aqui elas terão muito a crescer”, disse a professora, que vem da área de ginástica olímpica e que esta tendo agora, na prática, a oportunidade de apreender mais sobre a modalidade de ginástica rítmica. As atletas já se espelhavam na Giovana Wentz, que era de São Pedro e treinava em Toledo. Agora terão outras meninas como exemplo”, disse ela.

Com a vinda destas atletas para Toledo, ela acredita que a modalidade em São Pedro, que hoje conta com 25 participantes, deverá ter um novo impulso. “Vamos conversar com o prefeito de São Pedro para que a modalidade e também estas meninas tenham mais apoio”, afirmou. Para a professora, o interesse destas crianças de vir para Toledo é uma grande vitória e uma nova oportunidade para elas, que terão a possibilidade de treinar num clube com numa excelente estrutura, profissionais e atletas com destaque nacional e internacional.

Na quinta-feira mesmo, mães das ginastas estavam se organizando para garantir a vinda das crianças a Toledo. Elas vão continuar estudando em São Pedro do Iguaçu e morando com a família e deslocar-se nos dias de treino para Toledo, aproveitando o transporte escolar, que traz alunos de São Pedro para estudar no município. “É um sonho dela entrar na equipe. Vamos fazer um esforço para atender a este sonho e esperamos que ela seja uma grande atleta, disse Jussiane Beliane, ao lado da filha Poliana, de 8 anos de idade.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo, com o co–patrocínio de O Boticário e  apoio da Itaipu Binacional, Unimed, Sanepar e Prati Donaduzzi.

Sem nome %281144 x 250 px%29